Origem: Livro: Breves Meditações sobre os Salmos

Salmo 148

Esta aleluia, ou cântico de louvor, convoca os céus e a Terra e todas as coisas neles contidos para se unirem na celebração da glória do Senhor. E provoca esse louvor de Israel, cujo chifre ou majestade foi exaltado, a quem “o primeiro domínio”, como outra Escritura o expressa, agora chegou. O próprio Senhor, no entanto, está acima de toda esta Terra e céu milenares, em Sua própria glória. Seu nome é admirável (veja Salmo 8).

Toda essa alegria dos céus e da Terra é amplamente mencionada. Os tempos da restauração e refrigério são sentidos por toda parte – “a presença do Senhor” se torna a revigorante atmosfera em todos os lugares. João, em espírito, ouviu todas as criaturas no céu, nos mares, na Terra e debaixo da Terra, proferindo seu louvor em perspectiva disso (Ap 5). Mas eu observaria que o apóstolo conecta toda essa alegria da criação à “manifestação dos filhos de Deus” (Rm 8) e os profetas a conecta à redenção de Israel (Is 44:23, 49:13, 55:12). Pois esses distintos testemunhos estão de acordo com os vários ministérios de apóstolos e profetas. Em um lugar, nosso salmista conecta brevemente os dois, tocando o acorde onde suas harmonias se encontram – “quando o SENHOR edificar a Sião, e na Sua glória Se manifestar” (Sl 102:16).

Que não digamos, com base nisso, que muitas vezes, entre os santos, falta alguém que desempenhe esse feliz ofício de “o doce cantor” em Israel, para assim atingir o verdadeiro uníssono. Pois as vozes não são discordantes, a não ser para o ouvido não afinado. Pode haver verdadeira unidade no espírito de nossa mente, mesmo onde há diversos julgamentos e pensamentos – “comer” e “não comer” –, se ambos forem “para o Senhor”, isso é verdadeira unidade, na consideração do Espírito de Deus, embora no julgamento do homem possa ser discórdia e separação (Rm 14). Mas isso só enquanto estamos passando.

NOTA: A supremacia da “Palavra” nas operações do que é chamado de natureza é declarada, como em 2 Pedro 3:5-7 (veja v. 8, Salmo 147:15-18).

Compartilhar
Rolar para cima