Origem: Livro: Princípios da Guerra Espiritual

O Líder- Josué 1:2

“Moisés, Meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora” (Js 1:2).

Na sabedoria de Deus, as histórias da Escritura de muitos homens santos da antiguidade apresentam Cristo a nós sob várias figuras.

Moisés tipifica Jesus trazendo Seu povo para fora da terra de condenação, enquanto Moisés e Arão tipificam Jesus Cristo liderando Seu povo por este mundo desértico. Moisés não liderou Israel para Canaã. Josué, que tipifica o Senhor Jesus Cristo como o Príncipe [Capitão – KJV] da nossa salvação, foi designado para esse serviço.

No livro que está diante de nós, Moisés, “o tirado”, o servo de Jeová designado para tirar Seu povo do Egito, saiu de cena. Jeová o sepultou e escondeu o lugar de sua sepultura até hoje (Dt 34:6).

Josué toma seu lugar, e o nome de Josué também é significativo. Originalmente ele era chamado de Oseias (libertação), mas isso foi aumentado para Jehoshua, que significa “a salvação do Senhor”.

Moisés estava morto, e Josué era o líder divinamente designado de Israel; portanto, o caminho de obediência e bênção de Israel era seguir seu novo capitão.

As lições do livro de Josué, espiritualmente consideradas, referem-se ao chamado celestial do Cristão. Aqui, sob a capitania de seu Senhor ressuscitado, o Cristão pode ver a si mesmo. “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima” (Cl 3:1).

Compartilhar
Rolar para cima