Origem: Livro: A Lei do Leproso
Capítulo 3 – “Totalmente Imundo”
Levítico 13: 42-44
Devemos agora observar os versículos 42-44. Eles são muito solenes e devem ter voz para muitos em nossos dias. “Porém, se na calva ou na meia-calva houver praga branca avermelhada, lepra é, florescendo na sua calva ou na sua meia-calva. Havendo, pois, o sacerdote examinado, e eis que, se a inchação da praga na sua calva ou meia-calva está branca, tirando a vermelho, como parece a lepra na pele da carne, leproso é aquele homem; imundo está; o sacerdote o declarará totalmente imundo; na sua cabeça tem a sua praga”.
A testa é um lugar comum para a lepra se mostrar. Quantos há hoje que têm a praga da lepra na cabeça, mas não têm a menor ideia de que são “totalmente imundos”. Eles têm as suas próprias ideias.
Eles raciocinam as coisas com a própria mente. Confiam na própria cabeça, em vez de confiarem na Palavra de Deus. O orgulho, e especialmente o orgulho do intelecto, é a raiz do problema quando a lepra está na cabeça. Quantos “homens de ciência”, como se autodenominam, são na realidade homens com lepra na cabeça. Podemos ver um exemplo terrível disso em Uzias, cujo orgulho o fez tomar o lugar que pertencia apenas aos sacerdotes. “Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper [para sua queda – JND]; e transgrediu contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso… a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na Casa do SENHOR, junto ao altar do incenso. Então, o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa” (2 Cr 26:16, 19-20).
