Origem: Livro: A Lei do Leproso

Capítulo 8 – Fora de sua tenda

Levítico 14:8

“E, depois, entrará no arraial, porém ficará fora da sua tenda por sete dias” (v. 8).

23 – “Ficará fora da sua tenda por sete dias” – Lv 14:8
Bible Light Publishers P.O. Box 442, Fo Tan, New Territories – Hong Kong BTP # 3818

Purificado, rapado e lavado, o homem pode agora retornar ao arraial. Que dia feliz para ele! Anteriormente ele estava longe, fora do arraial, mas agora é trazido para perto pelo sangue daquela ave limpa. Isso não nos lembra Efésios 2:13? “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto”. Agora, nenhum homem pode dizer “não” ao leproso, quando ele entra naquele arraial, do qual toda impureza deve ser eliminada.

Mas ele não pode entrar na sua própria casa. Ele deve ficar do lado de fora por sete dias. O que isso nos ensina? Muitos de nós, quando sabemos que estamos limpos de todos os nossos pecados, iríamos de bom grado para a casa, imediatamente, para estar com Cristo, e escapar de todos os problemas, provações e repreensões que vêm a nós neste mundo. Mas isso não deve ser assim, mesmo que seja uma afeição verdadeira e profunda ao próprio Cristo que nos faria desejar estar com Ele para sempre. Você se lembra de que o homem, de quem o Senhor expulsou a legião de demônios em Marcos 5, rogou a Ele para que pudesse estar com Ele. Mas o que o Senhor disse? “Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti” (v. 19). O Senhor o enviou de volta para ser Sua testemunha, e acho que o leproso purificado, com roupas limpas e cabeça rapada, era uma poderosa testemunha do poder e da bondade de Deus. Durante sete dias ele tem que andar pelas ruas e caminhos do arraial. Ele não tem onde se esconder das censuras e zombarias daqueles que encontra; mas sem sequer falar, ele diz a cada um: “Aqui está um leproso que foi purificado e trazido para perto”. Sete na Bíblia é um número perfeito, e nos fala do período perfeito de tempo que o Senhor escolhe para deixar cada um de nós “no corpoausentes do Senhor” (2 Co 5:6). Para o ladrão que morria na cruz, o tempo era de apenas algumas horas, mas que testemunho ele deu! Seu testemunho ecoou ao longo dos séculos, e muitos pobres leprosos contaminados encontraram esperança e purificação por meio desse testemunho claro e sonoro, quando todo o mundo estava contra o Salvador, ou com medo de dar testemunho d’Ele. Para outros, esses sete dias se prolongaram em muitos, muitos anos, cobrindo uma vida longa. Mas para cada um, o tempo é perfeito e é decidido para nós pelo nosso Sacerdote.

Se o leproso tivesse permissão para decidir, com satisfação, ele teria se escondido em sua própria casa, do opróbrio dos homens, até que seu cabelo e barba tivessem crescido novamente. Mas Deus o escolheu como testemunha de Si mesmo e, à medida que o cabelo crescia, ele deveria rapá-lo novamente, como veremos agora. E Deus escolheu você, meu leitor, se você também é um leproso purificado, para dar testemunho d’Ele. É por essa razão que Ele o deixou aqui embaixo. É porque Ele quer que você seja testemunha d’Ele em um mundo que O rejeitou e O expulsou, que Ele ainda o deixa aqui embaixo e não o leva para casa imediatamente. O Senhor Jesus Cristo foi a testemunha Fiel e Verdadeira (Ap 3:14). Oh, amados amigos, examinemo-nos a nós mesmos e vejamos que tipo de testemunhas somos para Ele.

Compartilhar
Rolar para cima