Origem: Livro: A Ordem de Deus para o Lar Cristão

O homem como cabeça

Liderança indica responsabilidade, bem como autoridade perante o Senhor. Não é uma posição de poder ditatorial. As Escrituras afirmam categoricamente que o marido é a cabeça da esposa. Mas ele é a cabeça da esposa como Cristo é a cabeça da Igreja (Ef 5:23). Toda instituição de sucesso tem um chefe. A forma como a cabeça exerce suas responsabilidades determina o clima da instituição, seja ela qual for. O Senhor tem o cuidado de mostrar ao homem a maneira pela qual sua responsabilidade de liderança deve ser administrada; deve ser feito com o mesmo tipo de amor sacrificial que Cristo, como cabeça, mostra à Sua Igreja. Não se pensa em o marido assumir poderes arbitrários de decisão e ação simplesmente porque ele é a cabeça. Ele deve lembrar que recebeu uma ajudante. Sua esposa não é uma escrava nem uma empregada, mas uma ajudante, dada a ele por Deus. Ela é aquela com quem ele deve compartilhar tudo o que surgir em conexão com suas responsabilidades. Eles oram como coerdeiros da graça da vida (1 Pe 3:7). Para a família Cristã, o marido impõe respeito como cabeça por seu modo de vida, não por insistir em sua posição como cabeça.

Quando surgem diferenças de opinião entre marido e mulher, como certamente surgirão, devido a origens diferentes, personalidades diferentes etc., isso pode se tornar uma verdadeira bênção se houver espera no Senhor e um exercício profundo de qual opinião é realmente consistente com a vontade do Senhor, em vez de o marido emitir arbitrariamente uma declaração. A sua ajudante pode ser mais espiritual do que ele em assuntos espirituais e mais prática do que ele em outros assuntos.

Na Igreja, os presbíteros são instruídos a não agir como senhores sobre a herança de Deus, mas a serem exemplos (1 Pe 5:3). O mesmo princípio parece ser bom para a família. Com base nesta Escritura parece que os presbíteros na assembleia devem ter, por seu exemplo, um tal impacto espiritual que imponham respeito e não precisem forçar decisões ou comportamento. Da mesma forma, quando há uma diferença de opinião na família, e o marido for incapaz de persuadir sua esposa da sabedoria de sua opinião, não deveria ele se preocupar com sua caminhada diária? Talvez em seus tratamentos do dia-a-dia ele não esteja gerando o respeito espiritual que deveria como marido Cristão. De qualquer forma, se ele tiver que agir como um ditador para que o que ele acredita ser a vontade do Senhor seja realizado em sua casa, há algo seriamente fora de ordem no lar. Este é um motivo certo para um profundo exame de consciência.

É bom lembrar que o marido é a cabeça da esposa e que ele será responsabilizado pelo que acontecer em sua casa. Para evitar divergências, por fraqueza natural ou porque seu testemunho tem pouco peso espiritual, o marido às vezes se esquiva dessa responsabilidade e, assim, obriga sua ajudante a assumi-la. Nesse caso, nenhum dos dois estará desempenhando seu papel de acordo com a ordem que Deus designou para eles. Como resultado, uma grande bênção espiritual pode ser negada à família.

Gênesis 18 nos dá um exemplo de um lar bem organizado que recebeu a bênção de Deus. A respeito desse lar, o Senhor diz: “Porque Eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agirem com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado” (v. 19). Observe neste capítulo quão bem Abraão e Sara trabalharam juntos como um.

Parece apropriado neste estágio advertir o jovem Cristão sobre o perigo de escolher uma ajudante errada. As qualidades que ele deve buscar em uma esposa são aquelas que a tornariam uma forte auxiliadora em assuntos espirituais bem como em outros. Ao mesmo tempo, a jovem Cristã deve ser capaz de respeitar seu futuro marido como cabeça do lar. Para esta chamada “era da iluminação”, quando os jovens Cristãos estão sendo vítimas do pensamento corrompido do mundo, é sábio para aqueles que planejam se casar saber onde cada um se posiciona nesta importante questão de liderança e tudo o que isso implica.

Compartilhar
Rolar para cima