Origem: Livro: Aos Pais de Meus Netos
Isaque
Passamos para Isaque. Por que sua velhice foi arruinada pelo que prometia ser uma briga fatal entre seus dois filhos? Qual foi a causa? Acho que essas palavras “um guisado saboroso, como eu gosto” nos dão uma pista para as respostas a essas perguntas.
Isaque era um homem muito rico. Ele nunca havia “suportado dificuldades” como seu pai havia feito. Ele era o que chamamos de homem “sossegado”. Ele havia caído no hábito do luxo e da indulgência própria. “Um guisado saboroso, como eu gosto” são palavras totalmente indignas do santo de Deus. Como Noé, a queda de seu filho deveu-se em grande parte à sua indulgência própria.
Mas esse não era todo o problema na casa de Isaque. Quão indescritivelmente triste é ver Rebeca planejando deliberadamente enganar seu marido. Quando nos lembramos da história de Rebeca em Gênesis 24, como ela deixou sua casa e parentes e tudo o que tinha, para cruzar as areias do deserto para se tornar a noiva do amado filho unigênito, que era herdeiro de todas as coisas: então nosso coração emocionado por alguém que amava, com o objeto desse amor ainda invisível (mas não desconhecido), e assim ela se tornou a imagem requintada de Cristo e Sua Igreja. Mas agora seu amor esfriou. Ela e Isaque têm cada um o seu filho favorito, e a esposa deliberadamente se aproveita da cegueira do marido para enganá-lo. Quão longe tudo isso é da casa de um homem de Deus, como ela deveria ser. Tampouco podemos esperar a bênção de Deus em nosso lar, se marido e mulher não forem um. E os filhos são dados para unir o lar, para cimentar os laços divinos que tornam marido e mulher um. Essas crianças não devem se tornar favoritas e, assim, dividir o lar, trazendo tristeza e vergonha para todos.
