Origem: Livro: Aos Pais de Meus Netos

Saul

Realmente deveríamos ter olhado para o rei Saul antes, bem como para seu filho Jônatas, mas vamos olhar um pouco para eles agora, em conexão com Mefibosete.

A família do rei Saul é tão triste que eu gostaria de passar por ela. Saul parece ter sido um homem sem fé, e sem fé é impossível agradar a Deus. Este não é o lugar para traçar a triste história deste homem infeliz que teve um começo tão brilhante e um fim tão trágico.

Sabemos pouco sobre a família de Saul, exceto seu filho Jônatas e Mical, sua filha, que se casou com Davi. Jônatas foi morto com seu pai e dois irmãos, Abinadabe e Melquisua, na batalha do Monte Gilboa. Isbosete, outro filho, assumiu o trono de seu pai e reinou por talvez sete anos: anos de guerra constante com Davi, o rei escolhido por Deus. No final desse tempo, dois de seus servos o mataram em sua própria cama. Davi o chama de “um homem justo”. Dois outros filhos de Saul, Armoni e Mefibosete, foram enforcados perante o Senhor pela iniquidade de seu pai ao quebrar o concerto com os gibeonitas. Quando Davi foi rejeitado, Mical se tornou a esposa de Adriel, o meolatita. Ela teve cinco filhos deste casamento, todos os quais foram enforcados com seus tios que acabamos de mencionar. A própria Mical foi mais tarde restituída a Davi, mas porque ela desprezou o marido na época em que a arca foi trazida para Jerusalém, “Mical, filha de Saul, não teve filhos, até ao dia da sua morte” (2 Sm 6:23). Seria difícil encontrar um fim mais terrível para uma família inteira, e não duvido que o pai seja o responsável. Ele começou rejeitando a Palavra do Senhor, e o Senhor o rejeitou (1 Sm 15:26). Que lição indescritivelmente solene para todos os pais. A Palavra do Senhor reivindica autoridade sobre nós, e não podemos rejeitá-la impunemente. Ele se voltou, com ciúmes, contra Davi, o homem escolhido por Deus, e o odiou com um ódio enfurecido. Na noite anterior à sua morte, ele reconhece: “Deus Se tem desviado de mim”, e então pede ajuda a uma feiticeira, ao próprio diabo.

Compartilhar
Rolar para cima