Origem: Livro: Aos Pais de Meus Netos
Benaia, Filho de Joiada
Dificilmente posso ignorar Benaia. Desde que eu era criança e minha mãe nos contava essas histórias, eu sempre amei Benaia. Ele era um dos homens poderosos de Davi. Que menino e, de fato, que menina, não se deleitou com os feitos daqueles “valentes”?
“Benaia, filho de Joiada, filho de um homem valoroso de Cabzeel, grande em obras, este feriu dois fortes leões [heróis – ARA] de Moabe; e desceu ele e feriu um leão no meio de uma cova, no tempo da neve. Também este feriu um homem egípcio, homem de respeito [de grande estatura – ARA]; e na mão do egípcio havia uma lança, porém Benaia desceu a ele com um cajado, e arrancou a lança da mão do egípcio, e o matou com a sua própria lança” (1 Cr 11:22) (Os homens de Moabe, fortes como leões não nos falam da carne? O leão na cova, não nos fala do diabo e o egípcio do mundo?).
Joiada, pai de Benaia, era chefe dos aronitas (1 Cr 12:27). A família veio de Cabzeel, como vimos acima, que era uma das cidades mais distantes da tribo dos filhos de Judá em direção à costa de Edom ao sul (Js 15:21). Em 1 Crônicas 27:5 ele é mencionado como “o oficial-mor e chefe”. Por todas as contendas e ciúmes que acompanharam a ascensão de Salomão ao trono, quando até mesmo Joabe se desviou para apoiar Adonias, Benaia sempre foi verdadeiro e leal.
Mas em nossas meditações, é como um pai que desejamos pensar em Benaia. Ouvimos muito pouco dele nessa atividade; mas em 1 Crônicas 27:5-6 lemos em conexão com os oficiais de Davi: “O terceiro capitão do exército do terceiro mês era Benaia, filho de Joiada, oficial-mor e chefe; também em sua turma havia vinte e quatro mil. Era este Benaia um varão entre os trinta, e sobre os trinta; e sobre a sua turma estava Amizabade, seu filho”.
Que conforto para o coração de um pai ter um filho em quem, conforme os anos passam, ele possa se apoiar. Que entendimento, que confiança, que comunhão esses dois devem ter tido. Isso nos lembra de Timóteo, que como um filho junto ao seu pai, trabalhou com Paulo no Evangelho. Para quem já provou, não pode haver nada mais doce. Que Deus o ajude e lhe dê a sabedoria necessária quando os filhos são pequenos, para torná-los seus companheiros, de modo que, quando forem mais velhos, vocês e eles naturalmente trabalhem juntos. Vocês sabem, tanto quanto eu, como seu pai falhou neste mesmo assunto: que não seja assim com vocês.
