Origem: Livro: Aos Pais de Meus Netos
2) Lídia
A próxima família que encontramos é a de Lídia “vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira… e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. Depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa e ficai ali” (At 16:14-15). O Senhor abriu o coração de Lídia e ela abriu sua casa. É tudo individual. Sua própria salvação pessoal era inquestionável, e assim ela foi batizada. Mas e a casa dela? Os membros dela foram salvos? Havia crianças nela ou não? Sobre tudo isso a Escritura é absolutamente silenciosa: e não é silenciosa com o propósito de nos dar a oportunidade de especular sobre esses assuntos. O Espírito de Deus tem outro propósito em vista na maneira como registra essas várias famílias. Portanto, o importante para nós é observar o que a Escritura diz, e não acrescentar nossos próprios pensamentos: e a Escritura registra que a família de Lídia foi batizada, sem qualquer menção de fé, real ou não, da parte deles. A narrativa está completa. O Espírito nos disse tudo o que Ele desejava que soubéssemos, e não ousamos acrescentar nada a isso por raciocínio ou suposição. Como as Escrituras registram, toda a família de Lídia foi batizada com base na fé de Lídia.
É muito triste que essas famílias que foram registradas especialmente para nós crentes gentios, para nossa instrução, conforto e encorajamento, tenham sido transformadas em um assunto para vãs especulações e disputas. Quão melhor deveríamos ir às Escrituras para buscar humildemente ouvir o que elas querem nos ensinar, em vez de tentar forçar nelas nossos próprios pontos de vista e ideias. Vamos, então, buscar graça e humildade para deixar de lado nossas próprias opiniões e ouvir apenas o que a Palavra diz. Não é novidade nas Escrituras ver a família levada a um lugar de bênção exterior, com base na fé individual e na responsabilidade de seu cabeça. Observamos isso longamente no caso de Raabe e poderíamos ter falado da mesma coisa em relação a outras famílias.
Antes de Noé, o princípio que Deus reconhecia e sobre o qual Ele agia era o relacionamento e a responsabilidade individual, como em Abel, Enoque e outros. Mas com Noé veio um novo desenvolvimento no tratamento de Deus com o homem. Foi introduzido um governo responsável, e Deus ordenou: “Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado” (Gn 9:6). Isso era algo novo na ordem de Deus; e com a introdução do governo, Deus também revelou o relacionamento familiar com sua correspondente responsabilidade, ligada ao seu cabeça. “Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de Mim nesta geração” (Gn 7:1). Nenhuma menção é feita à justiça ou fé da família, mas toda a casa entrou na arca com base na justiça e fé de seu cabeça: e assim mesmo Cam, que depois provou ser tão mau, foi levado a um lugar de bênção exterior com base na justiça e fé de seu pai. “Pela fé Noé… para a salvação da sua família [casa – ARA] preparou a arca… e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé” (Hb 11:7).
Muitos outros exemplos desse princípio aparecem no Velho Testamento.
- Todos os homens da casa de Abraão foram circuncidados com base na fé de Abraão (Gn 17:27). Encontramos toda a família de Abraão novamente ligada a ele, em Gênesis 18:19.
- Observe que o Senhor estava pronto para salvar toda a casa de Ló. Os anjos lhe disseram: “Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar” (Gn 19:12). Esses genros provavelmente eram sodomitas, mas por causa de Ló, o Senhor os teria salvado, se eles estivessem dispostos a serem salvos.
- Toda a casa de Potifar foi abençoada por causa de José. E José era seu escravo (Gn 39:5).
- Encontramos o mesmo princípio quando o faraó desejou manter os pequeninos no Egito. A grande resposta é: “Havemos de ir com nossos meninos e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, e com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir… nem uma unha ficará” (Êx 10:9, 26). Isso ilustra maravilhosamente o grande princípio de Deus de que toda a família e tudo o que ela possui estão incluídos no cabeça dessa família.
- Encontramos a mesma coisa na Páscoa: “Aos dez deste mês, tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada casa” (Êx 12:3).
- O Espírito de Deus cuida de nos indicar no Novo Testamento, que quando Israel atravessou o Mar Vermelho, todos foram batizados em Moisés na nuvem e no mar (1 Co 10:1-2). A Escritura nos diz que havia seiscentos mil homens, “sem contar as crianças” (Êx 12:37 – TB). A maioria desses homens era cabeça de casa, e cada um trouxe consigo toda a sua casa para fora do Egito. Havia, sem dúvida, centenas de milhares de bebês e crianças, todos os quais foram batizados com seus pais “em Moisés”. Por este batismo exterior, “todos” deixaram o domínio de Faraó, e “todos” ficaram sob a autoridade de Moisés, homens e mulheres, bebês e crianças, igualmente.
- O novilho de Arão para a oferta pelo pecado era “por si e pela sua casa” (Lv 16:11).
- Na rebelião de Corá, Datã e Abirão, as famílias de Datã e Abirão foram engolidas com eles, e essas famílias incluíam os pequenos (Nm 16:27, 32-33; Dt 11:6).
- O servo hebreu não sairia livre, “porquanto te ama a ti e a tua casa, por estar bem contigo” (Dt 15:16).
- Os filhos de Israel e sua casa deviam comer os primogênitos machos das vacas e das ovelhas: “Perante o Senhor teu Deus os comerás de ano em ano, no lugar que o Senhor escolher, tu e a tua casa” (Dt 15:20).
- O mesmo acontecia com o molho das primícias em Deuteronômio 26:11: “E te alegrarás por todo o bem que o SENHOR, teu Deus, te tem dado a ti e a tua casa, tu, e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti”.
- Observamos Raabe, uma gentia, em Josué 2:12, 18; 6:23-25. Aqui descobrimos que toda a sua família, incluindo o círculo mais amplo possível, foi salva com base apenas na fé de Raabe.
- Encontramos outro gentio em Juízes 1:24-25, que trouxe bênção e segurança para “toda a sua família” por seu único ato de fé.
- Obede-Edom, o geteu, foi outro gentio por quem Deus agiu de acordo com esta mesma verdade: “O Senhor abençoou Obede-Edom e toda a sua casa” (2 Sm 6:11-12).
- Itai, o geteu (outro gentio de Gate), entendeu bem a ordem de Deus neste assunto: “Davi disse a Itai: Vem, pois, e passa adiante. Assim, passou Itai, o geteu, e todos os seus homens, e todas as crianças que havia com ele” (2 Sm 15:22). Eles passaram para compartilhar a rejeição de seu rei, junto com seu pai.
- Quando Israel estava com muito medo nos dias de Josafá, “E todo o Judá estava em pé perante o SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos” (2 Cr 20:13).
- Nos dias de Neemias “E sacrificaram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram, porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos [as crianças – TB] se alegraram” (Ne 12:43).
Podemos continuar, mas temo que já o tenha cansado; mas creio que isso deixará claro que, desde os dias de Noé, o grande princípio de Deus foi: “Tu e tua casa”.
As famílias de Cornélio e Lídia seguem nesta notável linhagem de famílias que encontramos em todo o Velho Testamento. Grandes esforços foram feitos para provar que essas famílias do Novo Testamento não tinham filhos, ou que todos estavam em idade de crer e creram. Levantar tais questões quando o Espírito Santo deliberada e intencionalmente está totalmente em silêncio quanto a elas, é meramente mostrar que aquele que as levanta perdeu completamente o objetivo do Espírito de Deus. Para aquele que está bem familiarizado com o Velho Testamento, o termo “casa” deve ter se tornado totalmente familiar, e o que o termo implica deve ter sido bem compreendido. É quase o que poderíamos chamar de “um termo técnico”. O significado que o Espírito de Deus tem ao usá-lo pode ser encontrado no uso que Ele fez desse termo nas Escrituras anteriores: e vimos que significa exatamente o que diz: todos na casa. Isso pode ou não incluir bebês, crianças ou criados; e Deus não censurou Raabe quando ela estendeu o significado para incluir pais, irmãos e irmãs e suas famílias. Acho que isso é assim: “Seja-vos feito segundo a vossa fé” (Mt 9:29) Alguns insistem que nunca encontramos bebês ou crianças batizadas na Bíblia, portanto não podemos incluí-los nas famílias que estamos considerando agora: mas já vimos que cerca de meio milhão ou mais famílias, incluindo um número incontável de bebês e crianças, foram batizados, conforme indicado em Primeira Coríntios. Se quisermos entender corretamente essas Escrituras que estamos examinando agora, devemos aceitar essas famílias da maneira como o Espírito usa essa palavra, ou seu representante, como família, pequeninos, etc., nas porções anteriores da Palavra: e devemos receber essas Escrituras como estão, sem acrescentar nada a elas.
