Origem: Livro: Aos Pais de Meus Netos

12) Timóteo

Chegamos agora a uma das famílias mais encantadoras do Novo Testamento. Somos apresentados à Lóide, a avó, e à Eunice, a mãe, do jovem Timóteo. O apóstolo dá testemunho da fé não fingida tanto na avó quanto na mãe (2 Tm 1:5). E em 2 Timóteo 3:15, lemos: “desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”.

Que herança para qualquer criança! Conhecer as Sagradas Escrituras. Podemos ter pouco a deixar a nossos filhos em termos de posses terrenais, mas se lhes dermos, desde criança, o conhecimento das Sagradas Escrituras, daremos a eles maiores riquezas, maiores tesouros do que tudo o mais que este mundo possui. Lóide, a avó, e Eunice, a mãe, tinham fé verdadeira, e podemos ter certeza de que foram elas que ensinaram a Timóteo, quando ainda era recém-nascido, (pois é isso que significa a palavra grega) as Sagradas Escrituras, pois seu pai era grego.

O resultado? Todos vocês o conhecem. Leia a Primeira e a Segunda Epístolas a Timóteo. Suponho que não haja nada como elas em toda a literatura do mundo inteiro. Tímido por natureza, pronto para chorar, jovem e tenro em idade: este é o jovem, talvez quase se possa dizer, o menino, em quem o grande apóstolo se apoiou, mais do que em qualquer outro. Por quê? As Sagradas Escrituras escondidas em seu coração, e fé não fingida.

Este é um exemplo que todos podem seguir: que nós, os avós, e vocês, os pais, busquemos com todas as nossas forças e com a sabedoria do alto fazer por nossos queridos o que Lóide e Eunice fizeram por Timóteo. Certamente podemos contar com o Único que pode, para operar essa mudança interior, que as Escrituras chamam de “nascer de novo”; e a fé não fingida e o conhecimento das Sagradas Escrituras conduzirão e protegerão cada ente querido por todo o caminho diante deles.

Compartilhar
Rolar para cima