Origem: Livro: Jesus é Jeová
20. Jeová-Jesus É o Eu Sou
Agora chegamos à grande afirmação culminante de nosso Senhor Jesus de que Ele é o SENHOR (Jeová) do Velho Testamento. Quando Deus comissionou Moisés a ir ao Faraó para tratar com ele sobre sua permissão para o povo de Israel deixar o Egito, Moisés fez uma pergunta direta a Deus e recebeu uma resposta direta. Observemos a passagem: “E disse o SENHOR [Jeová]: Tenho visto atentamente a aflição do Meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor… Portanto, desci para livrá-lo da mão dos egípcios… Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o Seu nome? Que lhes direi?” (Êx 3:7-8, 13).
Vamos colocar a resposta de Deus à pergunta de Moisés ao lado de um desafio principal que foi colocado ao nosso Senhor Jesus, pelos fariseus, no Evangelho de João, capítulo 8. Citamos as duas passagens abaixo.
“E disse Deus [o SENHOR (Jeová); veja o versículo 7] a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós” (Êx 3:14).
“Disseram-lhe, os judeus… Quem, pois, Te fazes ser? Respondeu Jesus… Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o Meu dia, viu-o e regozijou-se… Em verdade, em verdade Eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. Então, pegaram em pedras para atirarem n’Ele” (Jo 8:52-59 – ARA).
“Jesus Cristo é o Mesmo ontem, e hoje, e eternamente” (Hb 13:8).
Sim, Jesus é Jeová, e Ele não hesitou em Se declarar o “EU SOU” de Êxodo 3:14. Observe uma declaração semelhante também em João 18:4-6, dizendo: “Jesus… disse-lhes: A quem buscais? Responderam-lhe: A Jesus, o Nazareno”. Disse-lhes Jesus: Sou Eu… Quando, pois, lhes disse: Sou Eu, recuaram e caíram por terra”.
