Origem: Livro: O LUGAR DA IRMÃ NO LAR
Ezequias
Agora, vamos ler em 2 Crônicas, capítulo 29:1-2:
“Tinha Ezequias vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abia, filha de Zacarias. E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo quanto fizera Davi, seu pai”.
Notamos aqui como o Espírito de Deus, muitas vezes, menciona o nome da mãe quando um novo rei nos é apresentado, e, por vezes, em um contexto triste. Sabemos que um dos reis se casou com a filha de Jezabel, e que havia muita tristeza na casa deles, e que aquele foi, definitivamente um tempo de afastamento de Deus. Mas aqui vemos que, no caso de Ezequias, o nome de sua mãe era Abia, filha de Zacarias, que era um sacerdote, como sabemos, sobre quem foram escritas coisas muito amáveis:
No capítulo 26:5, falando de Uzias: “deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, sábio nas visões de Deus; e, nos dias em que buscou o SENHOR, Deus o fez prosperar”.
Chamo a atenção para isso, para mostrar que Zacarias era um pai piedoso – e Abia, sem dúvida, uma mãe piedosa – e vemos que o resultado foi que esse reinado de Ezequias foi muito maravilhoso na história de Judá. Ele foi um dos mais piedosos de todos os reis, e mas Deus conecta isso a esta mãe piedosa e a influência que ela teve sobre este menino, e como ele foi para o Senhor, e como ele seguiu o Senhor.
