Origem: Revista PALAVRAS DE EDIFICAÇÃO 01
A IGREJA DE DEUS E A SUA RESPONSABILIDADE
A responsabilidade de qualquer criatura, é simplesmente esta: aprender a fazer a vontade de Deus. Ele colocou toda a criatura inteligente, sob um parentesco Consigo mesmo. Nossa responsabilidade deriva deste parentesco. Os nossos filhos, têm obrigações e deveres bastante diferentes, dos estranhos que vivam conosco. Uma mesma pessoa pode estar em várias posições. Um homem pode ser ao mesmo tempo marido, pai, patrão, etc., mas cada relação tem as suas próprias responsabilidades.
Pois bem, o Cristão, nas suas responsabilidades com Deus, deve ter presente quais as relações que tem que expressar e honrar. A Palavra de Deus será a sua única norma. Cada verdadeiro Cristão é um “filho de Deus” (Gl 3:26; Jo 1:12-13), “nascido de Deus” (1 Pe 1:23; 1 Jo 5:1). A responsabilidade de um filho de Deus é andar “dignamente para com Deus” (1 Ts 2:12).
Pois então vamos averiguar qual é a responsabilidade da Igreja. Cada Cristão, além de ser um filho de Deus, é um membro da Igreja de Deus (1 Co 12:18). E a Igreja está para Cristo tal como Eva esteve para Adão, o primeiro homem (Ef 5:30). Mas no caso do primeiro homem, Adão, e de sua esposa, a unidade que formavam foi “uma carne” (Gn 2:24); “Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito” (1 Co 6:17). Em 1 Coríntios 12:12 lemos o seguinte: “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo assim é Cristo também”. Que palavras maravilhosas! Especialmente quando consideradas em conexão com o versículo 27 do mesmo capitulo: “Ora vós (os Cristãos) sois o corpo de Cristo, e Seus membros em particular”. E em Efésios 1:22-23 e em Colossenses 1:18 lemos que a Igreja é o Seu Corpo. Assim, por estas Escrituras entendemos que o nosso corpo ilustra a unidade da Igreja: “um corpo” mas “muitos membros”; e em segundo lugar; que Cristo é “cabeça da Igreja, …sobre todas as coisas”.
Em Efésios 5:23 lemos: “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja”; e no versículo 24: “De sorte que, assim como a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos”. Vemos assim o parentesco da Igreja e a responsabilidade que daí deriva. Que coisa mais bendita do que o lugar desfrutado pela Igreja no seu íntimo vínculo com Cristo! Basta ler das glórias de Cristo e do lugar supremo que Ele ocupa (Ef 1), para poder apreciar o significado maravilhoso desta doxologia: “A Esse glória na Igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém” (Ef 3:21).
Pois bem, no capítulo 4:1-3 lemos da responsabilidade de cada Cristão, como membro do corpo de Cristo, baseando-se para sempre nesse parentesco bendito e maravilhoso com o Homem na glória: “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”.
