Origem: Revista PALAVRAS DE EDIFICAÇÃO 01
SOBRE O EVANGELHO DE MATEUS
Capítulo 1
Mateus foi inspirado por Deus para apresentar Jesus vindo ao povo de Israel como o Messias prometido, o Cristo: Deus e Homem numa só Pessoa. “Jesus Cristo, filho de Davi, filho d’Abraão” (v.1). A primeira frase do Novo Testamento estabelece que Jesus era herdeiro legítimo do “trono de Davi, seu pai” (Lc 1:32) e que era descendente de Abraão, o pai da nação israelita.
Há uma coisa singular na genealogia de Cristo (vs.1-16): quatro mulheres são mencionadas, e não são ascendentes de renome ou fama tal como, por exemplo, Sara ou Rebeca ou Raquel; são pessoas mais humildes: “Tamar”, que fornicou (Gn 38:13-29); “Raabe”, que era uma rameira (Js 2:1-21; 6:17, 22-25); “Rute”, que era moabita, um povo que nunca poderia entrar na congregação de Jeová (Dt 23:3) e “Batseba”, mulher casada que teve relações ilícitas com o rei Davi (2 Sm 11:1-4).
Assim, em vez de uma história gloriosa das mulheres tão respeitadas em Israel, Deus deu-nos um relato pouco brilhante dessas quatro, com as quais pecaram quatro antepassados de Cristo, segundo a carne, pois “Judá” prostituiu com “Tamar”; “Salmom” pecou quando tomou a “Raabe” a rameira, uma cananita; “Boaz”, desobedeceu à lei de Moisés quando casou com “Rute” (Rt 4), pois não era lícito tomar por mulher uma moabita; e “Davi” cometeu adultério com “Bateseba”, e matou-lhe o marido, Urias. Que história tão vergonhosa!
Então porque começa o Novo Testamento de nosso Senhor Jesus Cristo de tal forma? Nenhum historiador teria incluído tais incidentes na sua narração. Porque foram então contados? Porque o amor de Deus quis que todos soubessem que era somente pela Sua graça soberana que Ele pôde enviar o Seu Filho amado em forma humana como o Messias de Israel, e como Salvador também para os gentios.
“Onde o pecado abundou, superabundou a graça” (Rm 5:20).
E aqui estão dois milagres!
Primeiro – O da criação: “No princípio criou Deus os céus e a Terra” (Gn 1:1). “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito [sopro – JND] da Sua boca” (Sl 33:6).
Segundo – O da encarnação: “Ora o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, Sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo” (Mt 1:18).
“O Verbo”, Aquele que criou todas as coisas, “Se fez carne, e habitou entre nós” (Jo 1:1-3,14). “O Verbo”, ao dizer uma só palavra, pôde criar o Universo; mas para redimir o homem caído no pecado e escravo de Satanás, teria que padecer a morte! Maravilha das maravilhas!
O anjo Gabriel anunciara a Maria que seria a virgem mãe do Messias: “a virtude do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lc 1:35).
Parece que ela, crendo, embora talvez tímida, não disse nada a José, mas foi visitar a Isabel sua prima. “E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa” (Lc 1:56).
Então José se deu conta de que ela estava grávida, mas não quis denunciá-la (como era costume entre os judeus), apenas intentando deixá-la secretamente. E foi então que o “anjo do Senhor” fez uma interrupção no pensamento de José aparecendo-lhe em sonhos exatamente no momento em que José pensava deixá-la, dizendo:
“O que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um Filho e chamarás o Seu nome JESUS; porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados” (Mt 1:20-21).
O Seu “povo” era Israel; então Ele era Jeová, o Deus e o Messias de Israel.
Esse evento sublime havia sido predito pelo profeta Isaías sete séculos antes: “Eis que uma (não houve jamais outra) virgem conceberá, e dará à luz um Filho” (Is 7:14), mas a profecia assinalou que Aquele Ser que nasceu neste mundo era Deus: “e será o Seu nome EMANUEL” – “Deus conosco”. Da bendita Trindade, o Filho dignou-Se vir até nós:
– no nosso mundo;
– na nossa natureza humana (à parte o pecado), e;
– nas circunstâncias da nossa vida
“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores; dos quais eu sou o principal” (1 Tm 1:15).
Bendito seja o seu Santo Nome Jesus.
(continua, querendo Deus)
