Origem: Mensagens do Amor de Deus – Um Grande Resgate
Maravilhas da Criação de Deus: Uma Lição dos Azulões
“Pergunta agora às alimárias, e cada uma delas te ensinará; e às aves dos céus, e elas te farão saber” Jó 12:7
Os azulões são os pássaros favoritos de muitas pessoas. Possuem uma bela cor azul, cantam com um canto musical e costumam viver perto das pessoas. Existem três variedades de azulão verdadeiro, todas encontradas na América do Norte ou no México. O azulão oriental vive entre as Montanhas Rochosas e o Oceano Atlântico, o azulão ocidental vive na área que vai do Oceano Pacífico às Montanhas Rochosas, e o azulão-das-montanhas vive do centro do México ao Alasca, no terço ocidental do continente.
No início do inverno, os azulões que vivem em climas muito frios do norte costumam migrar para locais com maior abundância de alimentos. Alimentam-se principalmente de insetos, mas também de sementes, larvas, frutas vermelhas e outras frutas. Aqueles que permanecem em áreas mais frias durante o inverno vivem em bandos, e até 20 azulões podem se amontoar em uma caixa-ninho para se aquecerem durante as noites frias.
No início da primavera, o macho procura um bom lugar para criar uma família, o que inclui um local para o ninho como uma caixa ou uma árvore com uma boa cavidade, áreas gramadas abertas onde ele pode encontrar comida e arbustos para se esconder. Uma vez que ele atrai uma fêmea que aprova a sua escolha, ela logo começa a construir um ninho feito de grama em forma de xícara. Um ovo é colocado a cada dia até que haja uma “ninhada” completa entre três e sete. A mãe não começa a incubá-los até que sua ninhada esteja completa, então todos os ovos eclodem no mesmo dia, 14 dias depois. No início, a mãe fica com os filhotes minúsculos para mantê-los aquecidos, e o pai traz comida para ela e para eles. Mas, à medida que crescem, ela pode deixá-los sozinhos por períodos mais longos e, depois de uma semana, ela se junta a ele trabalhando em tempo integral para encontrar comida para os filhotes. Este é um grande trabalho, mantendo ambos os pais ocupados o dia todo procurando insetos, larvas e frutas vermelhas para satisfazer o enorme apetite de seus filhotes.
Os filhotes crescem rapidamente e saem do ninho em duas ou três semanas. Eles pousam em árvores próximas, onde os pais continuam a alimentá-los e protegê-los enquanto aprendem a encontrar comida por conta própria. Depois de uma semana, a mãe constrói um novo ninho e começa a botar mais ovos, enquanto o pai continua a cuidar dos filhotes. Quando a nova família nasce, os pais se ocupam em alimentá-los, assim como faziam com os mais velhos. Os filhotes que já estão criados costumam ajudar a levar comida para os novos filhotes. Não é uma coisa útil a se fazer? Muito poucas outras aves jovens são conhecidas por fazer isso.
Como expressa nosso verso de abertura, a natureza pode nos ensinar coisas. O jovem azulão nos ensina como as crianças podem ajudar seus pais. Você já perguntou aos seus pais o que você pode fazer para ajudá-los e, em seguida, fez o que eles disseram, alegremente? Faça! Isso agradará aos seus pais e ao Senhor também.
