Origem: Livro: Dicionário Bíblico Conciso

Basã

[lugar]

Grande distrito a Leste do Jordão, tendo Gileade ao Sul e se estendendo para o Norte até o Monte Hermom; para o Oeste até o vale do Jordão e para o Leste quase até 37°E. É às vezes chamada de “terra de Basã” e era o reino de Ogue, o amorreu. Foi conquistada por Moisés e tornou-se, com parte de Gileade, a porção da meia tribo de Manassés. Suas principais cidades eram Astarote (ou Beesterá) dada aos levitas, Golã uma “cidade de refúgio”, Edrei e Salca em sua fronteira. Foi devastado por Hazael no tempo de Jeú, e não é frequentemente mencionado na história posterior dos reis de Judá e Israel (Js 13:30-31, 21:27; 2 Rs 10:33; 1 Cr 5:11).

O distrito foi posteriormente dividido em:

  1. GAULANÍTIDE a oeste, agora chamado Jaulan, um distrito rico com florestas nobres, que agora está quase deserto.
  2. AURANÍTIDE, no centro, agora chamada Hauran, uma planície magnífica, parcialmente habitada[50].
  3. TRACONÍTEDE, no Nordeste, também chamada de Argobe; agora chamado de El Lejah, um distrito selvagem de rochas basálticas.
  4. BATANEIA, no sudeste, agora chamado Ard el Bathanyeh.
  5. [50] N. do E: Há muito tempo se afirma que este distrito, se cultivado de maneira apropriada, daria um bom suporte à sua população; e é relatado que recentemente (1894) um judeu rico comprou cerca de 120 km².

Os quatro distritos possuem relíquias de uma numerosa população, com enormes casas construídas de pedra em algumas partes.

Os Carvalhos de Basã são usados simbolicamente para grande força e altivez, que são derrubados por Deus em Seu juízo (Is 2:13; Ez 27:6; Zc 11:2).

Os Touros de Basã são figuras de fortes inimigos implacáveis, (Am 4:1), a quem Deus irá esmagar no juízo vindouro sobre Gogue, e chamará as aves e os animais para virem e comerem sua carne e seu sangue (Ez 39:18): e, por último, quando o bendito Senhor estava na cruz, ao descrever Seus inimigos vingativos inclui os fortes touros de Basã que O cercavam e abriram sua boca contra sobre Ele, como um leão que despedaça e ruge (Sl 22:12-13).

Compartilhar
Rolar para cima