Origem: Revista Palavras de Edificação 5

Você Aceita Estas Verdades Bíblicas?

Em que você Pensa? 

Os pensamentos podem ser influências invisíveis que afetam a vida das pessoas. Há animais que ficam da cor das plantas em que pousam e comem.

Diga-me, quais são os teus pensamentos, e direi quem és. Se os seus pensamentos, sempre giram em torno da sua própria pessoa, e são alimentados sempre pelo pecado, você é um escravo de si próprio e, o que é pior, do pecado.

Mas, se os seus pensamentos, estão em torno de coisas que Deus aprova, e referentes a Ele mesmo, então “com cara descoberta, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2 Co 3:18).

Pergunta: 

“Nascer da água” (Jo 3:5) – esta expressão Bíblica quer dizer que por meio do “batismo” se pode “renascer espiritualmente”?

Resposta: 

De maneira alguma! Convém que leiamos toda a conversa do Senhor Jesus com Nicodemos (Jo 3:1-20), a quem disse: “Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (v.5). O Senhor não faz menção de “batismo”; o qual, aliás, só foi instituído – o batismo Cristão – depois que Cristo morreu e ressuscitou. Cristo censurou Nicodemos, pela ignorância que manifestou perante a idéia expressa, pelas palavras de Jesus.

Ora se estas palavras se referissem ao batismo Cristão, como poderia Jesus censurá-lo por algo que ainda não existia?

A obra do Espírito é interior, na alma. Se tomássemos “água” no sentido literal então até seria mais lógico bebê-la – tomá-la interiormente – do que molharmos a pele com ela. Não há qualquer base sobre a qual se apoia a falsa idéia de que a “água”, nesta passagem, se refere ao “batismo Cristão”. Então, o que quer dizer: “o que não nascer da água e do Espírito”?

“Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15:3). Esta referência de Jesus, “limpos” indica a ação eficaz da Palavra do Senhor, limpando os corações. Por isso não usou o verbo “transformar”, nem “purificar”, mas sim “limpar”.

“Cristo amou a igreja, e a Si mesmo Se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra” (Ef 5:25-26). Outra vez o verbo que foi inspirado ao escritor sagrado foi “limpar” e a ação da Palavra de Deus limpando, é comparada a um “banho de água”.

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre” (1 Pe 1:23). E agora vemos que o renascimento espiritual é atribuído à semente incorruptível, que é a Palavra de Deus.

“Segundo a Sua vontade, Ele nos gerou pela Palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das Suas criaturas” (Tg 1:18). Apoiando a passagem de 1 Pedro, este texto também atribui o nascimento espiritual da nova vida, à vontade soberana de Deus, e à ação geradora da Palavra da verdade.

Em resumo: “o que nasce da água e do Espírito”, quer dizer – o que é gerado da “semente incorruptível da Palavra” viva de Deus aplicada pelo poder do Espírito Santo de Deus.

“Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o conforme a Tua Palavra” (Sl 119:9).

“Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” (2 Co 7:1).

Para o povo de Deus, a limpeza espiritual é imprescindível. Diante de Deus, um tempo dedicado especialmente à confissão e à oração, purifica a alma; e deste exercício, o Cristão sai renovado, como uma nova pessoa, liberto das conversas profanas e impuras dos ímpios, e purificado dos seus próprios erros.

Não se esqueça, meu amigo, de “tomar diariamente um banho espiritual”. Dedique um tempo determinado para Ele e faça isso com disciplina.

Para Meditar: 

A confiança própria é uma fraqueza, porque não pede a ajuda de Deus.

O não confiar em si mesmo é fortaleza, porque depende do poder divino.

Compartilhar
Rolar para cima