Origem: Revista Palavras de Edificação 20
Missionários
A palavra “Missionários” traz à mente a imagem de Cristãos intrépidos, viajando para terras distantes, para falar a rudes selvagens, acerca do amor de Deus. Eles atravessam indescritíveis perigos, e enfrentam imensos obstáculos, sem que sejam abalados em sua fé em Deus. Um “missionário” parece ser alguém com uma força espiritual muito maior do que aquela que eu tenho, ou possa esperar possuir. Pelo menos, é isto o que eu gostaria de acreditar. Pensamentos como estes me ajudam a me desculpar por minha própria falta de interesse em falar a outros do grande amor de meu Salvador. Eu preferiria deixar esta tarefa para aqueles “maravilhosos missionários”. Minha consciência, é aliviada, pela idéia de que eles são muito melhores do que eu para pregarem o evangelho. Além disso, os missionários vão aos países distantes para pregar… Será que vão?
Nossa Missão
“E como pregarão, se não forem enviados?” (Rm 10:15). Um missionário é alguém que foi enviado em uma missão. A missão não é dele, tampouco foi ele quem escolheu ir de sua própria vontade; ele é enviado. A missão é do Senhor, e é o próprio Senhor quem envia. Mas a quem Ele envia? Aqueles que desejam ir. Será que tenho o desejo de ser enviado para onde o Senhor desejar? Todo filho de Deus pode ser um missionário, enviado pelo Senhor para executar uma missão. “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo” (2 Co 5:20). Esta é a nossa missão: falarmos por Cristo, contarmos aos outros do amor de Deus. O importante, não é para onde somos enviados, e sim a missão na qual estamos sendo enviados. Não existe um único filho de Deus sobre a face da Terra que, embora desejoso de ir, deixe de ser enviado em uma missão. “Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo” (2 Tm 4:2). Uma única missão; a missão para cada filho de Deus.
Em casa
“Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez” (Mc 5:19). Com quantas pessoas eu me encontro a cada dia, as quais não conhecem o amor de Deus? Eu não tenho que viajar para terras distantes para contar aos outros o que o Senhor tem feito por mim. Meu campo missionário pode estar em minha vizinhança, meus amigos, aqueles com quem trabalho, ou meus colegas de estudos. O Senhor pode me enviar a falar a um estranho na rua. Minha missão é contar aos outros quão grandes coisas o Senhor fez por mim.
Em Lugares Distantes
“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho” (Mc 16:15). Pode ser que algum dia o Senhor me envie para terras distantes a fim de pregar o evangelho. Não há diferença entre ser um missionário em casa e ser um missionário em terras distantes. É o Senhor Quem envia o Seu servo. O Senhor também providencia a mensagem: Seu grande amor. Portanto, quer seja aqui ou ali, eu sou enviado. Para onde ou para quem quer que seja, eu tenho a missão de pregar o evangelho.
De Quem é a Obra?
“Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento” (1 Co 3:6-7). A obra que eu devo fazer, a missão que devo cumprir, não é minha pois sou apenas um servo. Deus escolhe o obreiro, Deus dá a graça necessária para executar a obra, e Deus dá o crescimento. Portanto, onde quer que eu plante ou regue, a obra é do Senhor. Talvez eu não veja fruto deste trabalho, mas isto pertence ao Senhor, não a mim.
As Pequenas Coisas
Talvez eu nunca seja enviado para terras distantes, e talvez nunca seja chamado a servir em alguma grande obra. Ainda assim existirão pequenas missões nas quais eu poderei ser enviado. Talvez a missão que me seja dada seja “o que tendes retende-o até que Eu venha” (Ap 2:25). O Senhor logo vem; vamos conservar o que temos. Talvez eu possa ser enviado para “levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados” (Hb 12:12). Minha missão pode ser de encorajar outros que foram enviados a pregar o evangelho. Onde quer que seja; a quem quer que seja; para o que quer que seja; eu sou enviado! Que a oração do meu coração, possa ser: “Senhor, que queres que faça?” (At 9:6).
