Origem: Revista Palavras de Edificação 31
Perguntas e Respostas
P: O véu, que é mencionado em 1 Coríntios 11:1-16, era mesmo um tecido usado por causa dos costumes daquela época ou o apóstolo está se referindo ao cabelo?
R: Nem uma coisa nem outra. A Palavra de Deus afirma que as mulheres devem trazer a cabeça coberta como sinal de poderio (autoridade do varão), não por causa dos costumes da época, mas “por causa dos anjos” (v.10), pelos quais somos constantemente observados (1 Co 4:9; Ef 3:10). Os costumes mudaram, mas os anjos permanecem os mesmos. A própria natureza dá exemplo da ordem estabelecida por Deus, pois a mulher, por natureza, tem o cabelo mais comprido do que o homem. O cabelo não é o véu, ao qual o apóstolo se refere, mas é um exemplo; uma lição ensinada pela própria natureza. O apóstolo fala efetivamente de uma cobertura (não especifica que tipo de cobertura, nas versões inglesas JND e KJV) que a mulher deve colocar sobre a cabeça (v.6), quando ora ou profetiza. Os versículos 14 e 15, parecem ter sido colocados como um parênteses no contexto, o que nos leva a compreender que o versículo 16 esteja conectado ao versículo 13, ou seja, “É decente que a mulher ore a Deus descoberta?… Mas se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus”.
P: O versículo 5 diz respeito à mulher que ora ou profetiza. Isso não estaria em contradição com 1 Coríntios 14:34?
R: A contradição não está na Palavra de Deus, e sim naquilo que os homens fazem com ela. O subtítulo, em letras pequenas, que aparece no início do capítulo onze, em algumas edições da Bíblia em português, fala do uso do véu na igreja. O que ocorre, é que aquele subtítulo, como todos os outros que aparecem em algumas edições, não faz parte do texto bíblico, tendo sido colocados pelos editores com a intenção de separar os diferentes assuntos. 1 Coríntios 11 trata da maneira que o homem e a mulher devem se portar, não somente nas reuniões da igreja ou assembléia, mas de um modo geral, ou seja, o homem deve descobrir a cabeça quando ora ou profetiza (v.4), enquanto que a mulher deve cobri-la (v.10). Disso entendemos que a mulher pode profetizar, ou falar da Palavra de Deus, desde que não o faça, evidentemente, na reunião da assembléia ou igreja (1 Co 14:34), e nem tampouco ensine (1 Tm 2:12-14). Aquelas que insistem em fazê-lo, devem saber que estão em aberta desobediência aos “mandamentos do Senhor” (1 Co 14:37). Infelizmente, não vemos tais mandamentos estarem sendo obedecidos nesta época de ruínas, mas a responsabilidade do Cristão continua sendo obedecer à Palavra de Deus, e não imitar ou seguir os costumes que os homens introduziram no Cristianismo. Existe uma esfera de atuação que é apropriada às mulheres Cristãs, como vemos, por exemplo, em (Tt 2:3-5, 2 Tm 1:5; 3:14-15 e em outras passagens).
“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque Sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11:28-29 – ARC69/ARA).
Oh, querido jovem Cristão! Não deixe que o diabo sussurre no seu ouvido, que viver uma vida para Cristo neste mundo vai ser uma privação – que você vai desperdiçar alguns bons momentos. É uma mentira de Satanás! Esteja certo, de que a pessoa mais feliz aqui neste exato momento, é aquela que está dando a Cristo o lugar de honra em sua vida. “Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas” (Sl 23:2). Há alimento; há refrigério. Ser Cristão é algo feliz e glorioso – ser salvo e andar por este mundo como alguém que pertence Àquele Homem bendito e glorificado nos céus: o bom Pastor das ovelhas!
