Origem: Revista Palavras de Edificação 39

Perguntas e Respostas

O Princípio da Criação de Deus 

P. O que significa “o princípio da criação de Deus” (Ap 3:14)? As Testemunhas de Jeová usam este versículo para tentar provar que Cristo foi um ser criado. Existe alguma tradução melhor para a passagem?

R. A tradução acima, de Apocalipse 3:14, com citado na tradução ARC e KJV, é boa e fiel ao texto original. É realmente uma declaração de beleza transcendente quando vista em seu contexto e significado apropriado. Esta afirmação é encontrada na carta que o Senhor endereça à Igreja em Laodicéia – a Igreja que representa o último estado da cristandade – que havia desistido do chamado celestial da Igreja e assumido um lugar de destaque no mundo. Por sua própria avaliação, diz: “Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta” (Ap 3:17), embora Cristo estivesse do lado de fora. Eles eram exatamente o contrário d’Aquele a Quem deveriam representar neste mundo. Por esta razão o Senhor Se apresenta como “o Amém, a testemunha fiel e verdadeira” (Ap 3:14). Ele era tudo aquilo que a Igreja deveria ter sido, mas não foi.

“Porque todas quantas promessas há de Deus, são n’Ele sim, e por Ele o Amém, para glória de Deus por nós” (2 Co 1:20). Toda promessa foi afirmada n’Ele e será confirmada n’Ele. Tudo foi feito bom em Cristo. Em contraste com uma profissão Cristã falsa e infiel, como o portador da luz neste mundo de trevas, somente Ele é “a testemunha fiel e verdadeira”. Então, vem a afirmação de que Ele é “o princípio da criação de Deus”. Adão foi o princípio da primeira criação dos homens sobre a Terra, mas, infelizmente, todos falharam em Adão, e o primeiro homem chegou ao seu fim na cruz, e foi posto de lado. “O segundo homem, o Senhor, é do céu” (1 Co 15:47), e quando Ele ressurgiu em ressurreição, Ele foi “o princípio da criação de Deus”. Como Homem ressurreto, Ele é o Cabeça da Igreja que é Seu corpo, e Ele é o Cabeça de uma nova raça (criação) – N.T.: “se alguém está em Cristo, nova criatura é” (2 Co 5:17). – Portanto, é bonito ver que, quando o homem falhou em tudo o que lhe foi confiado em responsabilidade, tudo foi feito bom no segundo Homem, como “o princípio da criação de Deus”.

Não hesitamos em chamar, de ‘doutrina de demônios’, qualquer ensino que usa este versículo para indicar que o Senhor Jesus foi um ser criado. É distorcer as Escrituras para sua própria destruição. Ele, bendito seja Seu Nome, é o Senhor do céu, o Criador e Mantenedor de todas as coisas, mas Ele Se tornou um Homem, e em Sua morte toda a primeira Criação, da qual Adão foi o cabeça, chegou ao fim. Ele ressurgiu em ressurreição, como “o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” (Cl 1:18), e é “o princípio da criação de Deus”.

Gostaríamos de acrescentar uma palavra de advertência aqui, para que se evite ter qualquer coisa com a ‘heresia maldita’ das Testemunhas de Jeová, seja ao receber suas literaturas, ou dando ouvidos aos propagadores de blasfêmias contra a Pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O Espírito de Deus dirigiu uma epístola a uma irmã, na qual Ele ordena a ela que não permita que tais ensinadores entrem em sua casa: “Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina”, (a doutrina do Pai e do Filho) “não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras” (2 Jo 1:10-11).

Texto original: “The Begining of the Creation of God”

P. Wilson

Compartilhar
Rolar para cima