Origem: Revista Palavras de Edificação 43

As Duas Naturezas

O homem é uma criatura caída, nascido em pecado, com uma natureza má que não faz nada além de pecar contra Deus. Esta natureza má é completamente incorrigível, e aqueles que a têm “não podem agradar a Deus” (Rm 8:8). Mas Deus “condenou o pecado na carne” sobre a cruz (Rm 8:3).

Quando um pecador crê no Senhor Jesus Cristo, ele é nascido de Deus, recebe uma nova natureza que “não pode pecar” (1 Jo 3:9). Porém, a velha natureza ainda permanece nele, e nem um “átomo” da velha natureza é melhorado pela presença da nova natureza. Assim, um homem não convertido tem uma natureza, que é pecaminosa; mas um Cristão tem duas naturezas: a velha, pecaminosa, e a nova que “não pode pecar”.

Muitos, quando são salvos, ficam surpresos e desanimados por voltarem a pecar, e algumas vezes até mesmo temem estar perdidos apesar de tudo. Tal pensamento resulta da idéia errada de que sua velha e pecaminosa natureza pudesse ser melhorada, e assim Satanás se aproveita disso.

Em Romanos 6, lemos: “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com Ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito (e não aperfeiçoado), para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado” (Rm 6:6-7). Deus desistiu do velho homem; foi crucificado de uma vez por todas sobre a cruz. Creia em Deus e você estará livre do pecado. O pecado não será mais o seu senhor.

Então, do lado prático, somos ensinados a: “considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 6:11). Não diz para compreender, nem sentir, nem experimentar, mas diz: “considerai-vos como mortos. Não haveria necessidade para tal exortação se o pecado ainda não estivesse em nós, ou se a velha natureza fosse melhorada.

“O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3:6).

The Young Christian

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gl 2:20).

Compartilhar
Rolar para cima