Origem: Mensagens do Amor de Deus – Preso numa Caverna Submarina

Maravilhas da Criação de Deus: Um Milagre: de Lagarta a Borboleta


“Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” 2 Coríntios 5:17.

Quando uma borboleta procura um lugar para depositar seus ovos, ela seleciona um ponto em uma planta que a lagarta comerá quando eclodir. Deus deu à borboleta a sabedoria para saber exatamente onde depositar seus ovos.

Vamos acompanhar um tipo de borboleta em seu ciclo de vida… a adorável borboleta-monarca. A mãe põe apenas um ovo na folha de uma planta chamada flor-de-sangue. Ela repete isso em folhas diferentes até colocar 300 ou mais ovos durante sua vida. Um filhote de lagarta eclode do pequeno ovo em apenas alguns dias. Ela tem mandíbulas fortes e passa a vida comendo folhas da flor-de-sangue, que são venenosas para a maioria das criaturas. Esse veneno protege a monarca de muitos predadores. Cinco vezes em cerca de duas semanas, sua pele dura fica muito esticada, se abre e cai. Uma nova pele maior já se formou por baixo para substituí-la, que é macia, mas endurece rapidamente. Na quinta e última muda, a lagarta-monarca se prende com um pedaço de seda ao fundo de algo onde estará segura. Ela se tornou 2.000 vezes maior que a lagarta original. Isso seria como um bebê de 3,6 kg se transformando em um elefante de 7.300 kg em apenas duas semanas! A pele final da lagarta se rompe e a pupa que fica pendurada ali parece uma pequena e linda bolsa verde decorada com joias douradas.

Uma grande mudança ocorre na vida da lagarta. A pupa fica ali por 8 a 15 dias, enquanto lá dentro, um milagre acontece. A lagarta está se transformando em uma linda borboleta! Quando a pupa se abre, uma borboleta adulta surge, seca gradualmente suas asas e então voa para viver uma vida muito diferente. Sua dieta agora será o néctar das flores, que ela suga com uma língua longa e oca chamada probóscide. Quando não está em uso, essa probóscide se enrola firmemente, como uma mangueira de jardim, sob sua cabeça. Há pelos sensoriais especiais na probóscide que ajudam a borboleta a encontrar o alimento de que necessita.

A vida dessas criaturas interessantes é um lembrete de que Deus quer que cada um de nós faça mudanças em nossa vida. Viemos ao mundo com uma natureza egoísta e pecaminosa. Mas Deus abriu um caminho para que “nascêssemos de novo” por meio da morte de Cristo na cruz do Calvário. Como diz o versículo de abertura, quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, recebemos uma vida inteiramente nova. Essa vida é como a do Senhor Jesus, e devemos então viver nossa vida como Ele viveu a Sua. Ele sempre foi amoroso, nunca egoísta e sempre obediente a Deus. Nenhum de nós vive uma vida perfeita como Ele, mas somos chamados para isso, e Ele é capaz de nos guardar do pecado. Você tem a nova vida que Deus dá?

Compartilhar
Rolar para cima