Origem: Livro: Esboço Sobre os Profetas Menores
Sete analogias da bênção do Senhor no Israel restaurado
As bênçãos do Senhor sobre a nação restaurada são declaradas em uma série de analogias:
- Bela como um lírio – v. 5
- Firme como cedro no Líbano – v. 5
- Formosa como uma oliveira – v. 6
- Perfumada como a floresta do Líbano – v. 6
- Florescida como trigo – v. 7.
- Frutífera como uma videira – v. 7
- Fresca como uma faia verde – v. 8
V. 8 – Efraim (as dez tribos) será verdadeiramente restaurado ao Senhor e estará totalmente livre de seus ídolos. Eles dirão: “Que mais tenho eu com os ídolos?” O Senhor interrompe Efraim entre parênteses (na versão JND), indicando Sua ânsia de perdoar e restaurar Seu povo arrependido, declarando: “Eu o tenho ouvido e isso considerarei”. Isso significa que o Senhor ouvirá e aceitará a humilde confissão do remanescente arrependido de Israel. Então Efraim continua: “Eu sou como a faia verde”. Em resposta, o Senhor diz: “De Mim é achado o teu fruto”. Assim, Israel finalmente dará fruto para Deus! Isso mostra que a obra do Senhor em Seu povo prevalecerá no final e eles serão restaurados por Seu amor e graça divinos (Jr 31:2-3).
V. 9 – O “sábio” e o “prudente” entenderão que esses “caminhos (morais) do SENHOR” com a nação de Israel “são retos”. Ele não comete erros no que permite que sobrevenha ao Seu povo. Terminará com Sua bondade levando-os ao arrependimento (Rm 2:4).
Os vários estágios de desenvolvimento na restauração de Israel podem ser vistos nas seguintes declarações da Escritura:
- “Uma videira sem poda” (Os 10:1 – JND) – Israel, disperso sob o juízo governamental do Senhor pelas mãos dos assírios, não produzirá fruto para Deus.
- “Brotam folhas” (Mt 24:32) – Quando os Judeus (as duas tribos) retornarem à sua terra, mas ainda na incredulidade, haverá uma profissão de vida ali, mas ainda nenhum fruto para Deus.
- “Quando o botão estiver perfeito” (Is 18:5 – KJV) – Quando os Judeus estiverem em sua terra durante a grande tribulação, eles estarão maduros para poda pelo ataque do rei do norte (Is 18:5- 6; Dn 11:40-42).
- “Florescerá… e espalhará as suas raízes… Estender-se-ão os seus ramos” (Os 14:5-6 – ARA) – Quando o Senhor aparecer e restaurar um remanescente de todas as doze tribos, eles criarão raízes novamente após terem sido cortados pela Assíria.
- “De Mim é achado o teu fruto” (Os 14:8) – Quando o remanescente de Israel for encontrado habitando sob a bênção do Senhor no reino milenar, eles darão fruto para Deus.
Assim, as profecias de Oseias mostram como o Senhor usará várias disciplinas sobre o povo rebelde, as dez tribos (Efraim), para trazê-lo de volta à sua terra e a Si mesmo. Eles serão levados a ver o vazio da idolatria (caps. 1-3), para experimentarem um sentimento de abandono pelo Senhor (caps. 3-6), e para provarem da amargura de terem perdido as muitas bênçãos e privilégios que uma vez foram deles (caps. 8-10). Apesar de todas as suas falhas, a graça de Deus irá varrer os corações e eles serão levados a pensar em Seu amor (cap. 11) e em Sua disposição para perdoar Seu povo arrependido e guiá-los em segurança de volta à sua terra natal (cap. 12). Eles também serão levados a considerar a promessa imutável do Senhor de ser o Salvador e Redentor da nação e Sua promessa de ressuscitá-los da sepultura nacionalmente (cap. 13). O grande resultado dessas coisas produzirá um retorno genuíno ao Senhor de um remanescente do povo, que será seguido por sua restauração completa e bênção em sua terra prometida (cap.14).
