Origem: Livro: Esboço Sobre os Profetas Menores

Uma invasão de insetos – uma prefiguração da invasão assíria

Capítulo 1:1-20 – O profeta dá uma descrição clara de uma invasão de insetos que devastou a terra em seus dias. Os anciãos são solicitados a consultar suas memórias para lembrar se já viram antes algo que se aproxime da magnitude desse desastre (vs. 2-4). Joel usa essa visitação de insetos como um prenúncio do terrível e desolador juízo que o Senhor traria sobre a terra de Israel pela Assíria daquele tempo, mas no fim, pelos exércitos do rei do norte em um dia vindouro (Dn 11:40-41).

A terra é chamada a lamentar – desde os “ébrios” (vs. 5-7), aos povos comuns da “terra” (vs. 8-10), aos “lavradores” (vs. 11-12), aos “sacerdotes” (v. 13).

Quando esta devastação do invasor do norte varrer a terra de Israel em um dia vindouro, será um sinal de que “o dia do SENHOR” está “perto” (vs. 14-20). A Escritura indica três coisas que sinalizam a vinda do “dia do SENHOR”. Elas são:

  • A “apostasia” da profissão Cristã atinge o auge (2 Ts 2:3).
  • A revelação do “homem do pecado” (2 Ts 2:3).
  • O ataque do rei do norte, sob a figura da Assíria (Jl 2:1).

As duas primeiras coisas acontecerão no meio da 70ª semana de Daniel (Dn 9:27), que será de 3 anos e meio antes que o Senhor apareça do céu (Ap 19:11-21); a terceira coisa ocorrerá em questão de poucos dias antes da Aparição do Senhor.

Compartilhar
Rolar para cima