Origem: Livro: Esboço Sobre os Profetas Menores
O primeiro ataque da Assíria
Capítulo 2:1-11 – Joel visualiza os exércitos do inimigo vindo do Norte e devastando a terra, deixando-a como “um desolado deserto” para trás deles. Embora isso tenha acontecido em certa medida na história quando os assírios entraram na terra de Israel, o espírito de profecia pretende que o vejamos como uma imagem do futuro ataque aos Judeus num dia vindouro. Dois terços dos Judeus que estarão na terra de Israel naquele momento serão mortos quando o rei do norte varrer a terra (Dn 11:40-42; Zc 13:8). Serão cerca de dez milhões de pessoas!
Vs. 12-20 – Os Judeus deixados na terra (o terço restante) se voltarão para o Senhor com “jejum”, “choro” e “pranto”. Eles serão totalmente humilhados perante Ele e clamarão por ajuda em verdadeiro arrependimento (vs. 15-17). Em resposta ao clamor do remanescente dos Judeus, o Senhor intervirá (Sua Aparição) e removerá “o exército do norte” (v. 20 – KJV). É dado o lugar exato onde o rei do norte e seus exércitos chegam ao seu fim – entre “o mar oriental” (o Mar Morto) e “o mar ocidental” (o Mar Mediterrâneo) – que é a parte sul da terra de Israel, a área geral de Jerusalém. Compare Daniel 11:45 – “entre o mar grande e o monte santo e glorioso”. Estando no Egito quando o Senhor aparecer (Dn 11:42-43), o rei do norte retornará à terra de Israel (Dn 11:44) e lá encontrará o Senhor (Dn 8:25; 11:45). O Senhor o destruirá e a seus exércitos com “a glória da Sua voz” (Is 30:30-33).
Vs. 21-32 – Depois que o Senhor tiver tratado com o exército do norte, Ele confortará o remanescente Judeu: “Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te; porque o Senhor fez grandes cousas” (vs. 21-27). O Senhor tomará Seu lugar “no meio” de Seu povo e eles lhe serão restaurados. Ele então lhes “derramará” o “Espírito”, e poderes milagrosos do mundo vindouro serão vistos entre eles (vs. 28-32).
Os efeitos do engano do anticristo – “O Sol se converterá em trevas, e a Lua em sangue”, que se refere figurativamente à retirada da luz e da verdade divinas, e à introdução da apostasia (Is 8:22; Mt 24:29, etc.) – serão removidos. O povo (o remanescente) então verá claramente (Is 32:3), e “todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo” e abençoados no reino de Cristo (v. 32).
