Origem: Livro: Esboço Sobre os Profetas Menores

Israel restaurado atacado sem sucesso pela Assíria – uma figura de Gogue

Capítulo 4 – Miqueias então vê Israel em seus “últimos dias” restaurado e abençoado por Deus. Esta é outra prova de que as profecias anteriores tinham a intenção de retratar mais do que apenas as circunstâncias imediatas das incursões assírias na história; pois o que temos neste capítulo não se realizou depois de a Assíria passar pela terra. A restauração de Israel será consequência da Aparição do Senhor e da execução de Seu juízo sobre Seus inimigos. Miqueias não fala sobre isso aqui, mas sim, enfoca as bênçãos milenares de Israel quando for restaurado.

Miqueias vê Jerusalém como reconstruída e sendo o centro da adoração e do aprendizado do conhecimento do Senhor na Terra (vs. 1-5). Ele também fala das dez tribos de Israel que estavam espalhadas ao longe, sendo reunidas de volta em sua terra (vs. 6-10).

Então, quando um remanescente de todas as doze tribos de Israel for encontrado estabelecido em sua terra sob a bênção do Senhor, Miqueias nos diz que haverá outra confederação de nações que se ajuntará contra eles. “Agora se congregaram muitas nações contra ti” (v. 11). Essa só poderia ser a confederação russa sob o comando de Gogue, que se levantará contra o Israel restaurado (Ez 38). O Senhor fará com que entrem na terra naquele momento para que possa julgá-los (v. 12). Os exércitos do Israel restaurado são vistos como participando da limpeza de qualquer povo remanescente após o juízo do Senhor sobre essas nações reunidas (v. 13).

Compartilhar
Rolar para cima