Origem: Mensagens do Amor de Deus – Um Lugar Escorregadio
Maravilhas da Criação de Deus – Cuidado – Uma Cascavel!
“Alienam-se os ímpios… falando mentiras. O seu veneno é semelhante ao veneno da serpente” Salmo 58:3-4.
As cascavéis são comuns na América do Norte. Das aproximadamente 36 espécies, a maior e talvez a mais mortal seja a cascavel-diamante-do-leste. Algumas chegam a medir até cerca de 2,4 metros de comprimento e ter a grossura do antebraço de um homem. Ela pertence a um grupo conhecido como víboras-de-fosseta. Esse nome vem de duas fossetas localizadas na frente e abaixo de cada olho. Essas fossetas são aberturas para um par de órgãos extremamente sensíveis à detecção de infravermelho. Esses órgãos, como olhos muito simples, “enxergam” o calor emanado por um objeto vivo, fornecendo à cobra uma imagem bastante precisa do objeto. Essa capacidade de enxergar em infravermelho é como ela encontra suas presas no escuro.
Durante o dia, ela também usa sua visão e olfato normais. Você já viu uma cobra movimentando a língua para fora repetidas vezes? Isso ajuda a cobra a captar partículas de odores do ambiente, que são armazenadas no que é chamado de órgão de Jacobson. Este é um órgão especial localizado no céu da boca da cobra que a ajuda a interpretar os odores coletados.
As fêmeas da cascavel-diamante-do-leste dão à luz de 4 a 32 filhotes vivos que eclodem dos ovos dentro do corpo dela. Ela permanece com eles por 10 a 20 dias, até que eles troquem de pele pela primeira vez, e então cada um segue seu próprio caminho. O primeiro segmento do chocalho cresce com essa primeira muda de pele, e um novo segmento é adicionado a cada troca. Durante o primeiro ano, eles podem trocar de pele até duas vezes por mês para dar espaço ao crescimento do corpo. Livrar-se da pele antiga os ajuda a se livrar de parasitas e danos que sua pele sofre ao rastejar pelo chão.
A reputação dessa cascavel é pior do que ela merece. Seu principal objetivo na vida é encontrar comida, e ela faz isso da maneira mais silenciosa possível. Ela prefere se esconder e até tenta fugir para evitar confrontos com humanos. A menos que seja pega de surpresa ou provocada, ela raramente ataca. Mas, quando surpreendida, sua cauda vibra rapidamente, produzindo o som característico de chocalho, como um aviso para manter distância. Se o confronto persistir, ela ataca mais rápido do que o olho humano consegue acompanhar. Duas presas longas e ocas perfuram a carne e geralmente injetam veneno na ferida. Quando humanos são mordidos, existe um medicamento (soro antiofídico) disponível em todo o país. Sem ele, a morte pode ocorrer. Com esse veneno a cobra mata sua presa.
Embora vejamos a grande bondade de Deus em Suas provisões para a serpente de diversas maneiras, sabemos que Satanás é referido como uma serpente, ou uma cobra. Nosso versículo de abertura diz que os ímpios têm mentiras e palavras venenosas em suas bocas, como o veneno de uma serpente. Quão cuidadosos precisamos ser para que nossas palavras sejam verdadeiras e bondosas, como as do Senhor Jesus!
