Origem: Mensagens do Amor de Deus – Ouro Sem Valor
Ouro Sem Valor
Você acha que existe ouro sem valor? A maioria de nós sabe que o ouro é um dos metais mais valiosos da Terra; então como ele poderia ser sem valor? Esta história se passa em um momento em que o ouro realmente não tinha valor algum.
Em 1857, o navio a vapor América Central estava saindo do Panamá a caminho de Nova Iorque. A bordo viajavam quase 600 passageiros, todos carregando ouro que haviam obtido na corrida do ouro na Califórnia e que levariam para casa.
Mas, cerca de 320 quilômetros da costa da Carolina do Norte, começou uma terrível tempestade e começou a entrar água no navio a vapor. Apesar de todos ajudarem, retirando a água com baldes e acionando as bombas extras para tentar se livrar da água, o navio começou a se encher de água. Depois de vários dias, ele tombou e afundou no fundo do Oceano Atlântico. Mais de 400 pessoas perderam a vida, além de 13.600 quilos de ouro da Califórnia.
Em 1989, 130 anos depois, um grupo de mergulhadores muito determinados encontrou o navio e recuperou o ouro. Foi descrito como “o maior tesouro já encontrado; o resgate definitivo do perigo máximo”.
No entanto, quando a vida dos passageiros corria terrível perigo e o navio estava prestes a afundar, o ouro não valia nada para aqueles que o possuíam. Duas mulheres jogaram US$ 11.000 em ouro no chão, anunciando que qualquer um podia pegar o quanto quisesse. Um homem rasgou um saco de pó de ouro no valor de cerca de US$ 20.000 e o espalhou pelo chão da cabine como areia. Outros atiraram as moedas de ouro brilhantes pelo chão, dizendo a todos para se servirem. Mas ninguém o pegou. Alguns, como que atordoados, jogaram moedas de ouro ao vento. Bolsas cheias de ouro permaneceram intocadas. Contudo, algumas pessoas não estavam dispostas a se desfazer do ouro que haviam conquistado com tanto esforço. Amarraram-no em suas roupas ou o enfiaram nos bolsos dos casacos. Mas o ouro ficou pesado demais mais tarde, quando tentavam flutuar no oceano, e tiveram que abrir mão dele. Ouro que hoje valeria mais de cinco bilhões de reais afundou até o fundo do oceano… sem valor.
Você consegue adivinhar pelo que as pessoas estavam brigando entre si? Elas lutavam pelas tábuas que se desprendiam do navio, as portas, caixas, os coletes salva-vidas — qualquer coisa que pudesse mantê-las flutuando até serem resgatadas. Os passageiros clamavam a Deus e se entregavam à Sua vontade. Conforme o navio a vapor afundava, eles perceberam que estavam indo para a eternidade e souberam, então, que havia algo muito mais importante para eles do que o ouro: o lugar onde passariam a eternidade.
Talvez você tenha algo como um tesouro que vale muito para você. Algumas pessoas até possuem coisas más ou prejudiciais que são como um tesouro do qual não querem abrir mão. Mas o Senhor Jesus disse: “Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?” (Marcos 8:36-37). Quando chegar a hora da morte, nenhum tesouro valerá alguma coisa comparado à nossa alma, que jamais morrerá. Precisamos de algo – ou de Alguém – para levar nossa alma em segurança para o céu. Nenhum tesouro na Terra pode fazer isso. Somente o Senhor Jesus pode fazê-lo. Espero que você tenha confiado n’Ele para a sua salvação. Nada na Terra é mais importante do que isso! “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31).
Sem ajuda, ninguém daquele navio que estava afundando teria sobrevivido. Antes de o navio afundar, o navio Marine chegou, apesar da forte tempestade, e conseguiu resgatar 100 passageiros, a maioria mulheres e crianças. Depois do naufrágio, outro navio chegou e conseguiu resgatar os que ainda estavam vivos, outras 50 pessoas. Três outras pessoas sobreviveram em um bote salva-vidas e foram encontradas mais de uma semana depois. Apenas 153 pessoas sobreviveram das 578. Se você fosse uma das 425 pessoas que morreram, onde estaria sua alma agora?
