Origem: Revista O Cristão – Palavras às Mulheres

Imitando o Exemplo

Nós todas gostaríamos de imitar o exemplo apresentado nesta passagem. No entanto, você e eu podemos ter tantos “e se”! Talvez você diga: “E se eu não tiver um marido?” ou “E se for muito difícil de me submeter ao meu marido, pois ele não lidera?” Ou no outro extremo do espectro: “E se ele seguir em frente, bater o tambor e esperar que suas tropas sigam em frente, sem fazerem perguntas?” Pare bem aqui, e permitam que eu diga: “Leia a sua própria correspondência”. Deixemos nosso marido ler as dele. Isso é para nós pessoalmente. Como irmãs em Cristo, todas devemos começar por nos submeter a Um, nosso Senhor Jesus, como nosso Cabeça. Agora, o que esses versículos dizem para você e para mim?

Antes de tudo, devemos reverenciar/respeitar nosso “cabeça” (Ef 5:33). Este versículo se refere a um marido, mas também pode se referir a um pai, um chefe no trabalho, ou aos irmãos mais velhos na assembleia. Se for nosso marido, Deus diz que nossa reverência para com ele produzirá o amor dele para conosco. Em nossa passagem em 1 Pedro, vemos que o marido pode ser ganho “sem palavras”. Isso é realmente algo para se dizer à mulher, quando nosso gênero é conhecido pelas “palavras”, e, geralmente, a mulher tem tanto desejo de compartilhar e conversar sobre coisas! E o que então substitui as “palavras”? Aqui precisamos tratar com algo que não é popular em um dia de feminismo – uma exortação quanto ao nosso modo de vestir e ao nosso comportamento.

O testemunho de comportamento 

O homem recebeu o lugar de liderança na criação, seja no mundo, no lar ou na assembleia. Então nós, como mulheres, desaparecemos na insignificância? Não. Aqui é o lugar especial que temos. Nosso testemunho para o mundo é nossa conduta, o qual inclui o nosso modo de vestir e o nosso “homem interior”, o espírito gentil e amável que demonstramos ao reverenciar nosso marido e ao realizar nossas tarefas cotidianas. Podemos manifestar tudo isso a partir de uma posição de submissão. Isso é uma honra! Isso significa que somos desleixadas e desarrumadas? Não, toda esposa procura agradar ao marido e estar linda para ele. Mas se o espírito interior estiver correto para com Deus, o que é exterior e visto pelo mundo estará em conformidade. Eu admito que hoje em dia é difícil fazer compras e encontrar o que realmente queremos vestir e o que seria agradável a nosso Senhor. Mas não vamos nos contentar com os artigos expostos para aqueles que não têm uma nova vida que deseja se submeter e agradar a Deus. Um espírito manso e quieto não se vestirá de maneira provocativa e inadequada. E lembre-se, isso é à vista de Deus de “grande valor” (ARA)… muito precioso.

Uma esposa que se comporte dessa maneira provavelmente terá a atenção de seu marido. O respeito gera respeito. Feliz é o lar em que cada um aceita críticas construtivas e amorosas do outro.

Sr. e Sra. Pedro 

Ao ponderar essa passagem, comecei a pensar no discípulo que o Senhor usou para colocá-la por escrito para nós. Ele usou Pedro! Poderíamos dizer: “Justamente ele para falar sobre espíritos mansos e quietos!” Mas sabemos que Pedro tinha uma esposa (Mateus 8:14). De fato, Pedro é o único entre os seguidores do Senhor de quem nos é dito que tinha uma esposa. Quão interessantes são os detalhes da Escritura! Penso na esposa de Pedro, em casa e nos bastidores, enquanto seu marido rude e disposto, talvez impetuoso, direto e precipitado, acompanha o Senhor durante Seu ministério terrenal. A Bíblia faz um trabalho maravilhoso de dar vida ao seu povo em todas as dimensões.

Então, vemos a sra. Pedro permanecendo em silêncio nos bastidores. Mas então um dia ela tem o privilégio de ter o Salvador em sua casa em um momento de grande necessidade. Sua mãe estava doente e ela recebeu a bênção do toque curador do Salvador. Enquanto o Senhor está trabalhando com seu marido e em seu marido, Ele não esquece as necessidades da esposa dele. Ele Se deleita em nos dar o encorajamento e o conforto da Sua presença. O Senhor estava fazendo uma grande obra no coração e no caráter de seu marido. A cirurgia deve ter sido muito dolorosa para Pedro. Ele tinha confiança própria, desembainhou sua espada e acabou negando seu Senhor três vezes e depois chorou amargamente. Talvez ele não fosse o homem mais fácil de se casar! Mas houve arrependimento e restauração. Que homem mudado saiu da mesa de operações de Deus.

Esposas e irmãs em Cristo, precisamos fazer o que Deus nos pediu. Confiar n’Ele; Ele cuidará do resto. Podemos ajudar mais nosso marido e ter a maior influência sobre as pessoas ao nosso redor, sendo a mulher que Deus nos pede para ser.

Nesta curta epístola, Pedro usa a palavra “precioso” cinco vezes. Isso soa como aquele pescador corpulento que sempre parecia ter sua própria programação? O Senhor não teria usado Pedro para dar a nós, irmãs, essas instruções especiais se sua casa não estivesse em ordem. Amo suas palavras para seus irmãos no versículo 7 a respeito das esposas: “herdeiras juntamente convosco da graça da vida” (AIBB). Que precioso isso!

Gosto de imaginar Pedro com seus braços em torno de sua esposa enquanto diz a ela: “coerdeiros”. Estou ansiosa para conhecer algum dia essa senhora não nomeada, mansa e gentil. Tenho certeza de que será muito em breve.

“Derrama ainda o Teu orvalho da quietude,
Até que todos os nossos esforços cessem;
Tire de nossa alma a tensão e o estresse
E deixe nossa vida ordenada confessar
A beleza de Tua paz.”

J. G. Whittier

C. P. H.

Compartilhar
Rolar para cima