Origem: Revista O Cristão – Jesus Cristo Nosso Senhor

Experiência de Fé -O Temor do Senhor

No Salmo 34, o rei Davi nos dá a mais bela instrução sobre o segredo de uma vida feliz, com progresso e bênçãos. Ele diz: “Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR” (v. 11). Davi também escreveu: “O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente” (Sl 19:9). Eu acho que isso lhe dá a nota principal da Escritura, no que diz respeito ao temor do Senhor. Sem isso, você não pode progredir em santidade ou santificação prática. Acredito que Davi nos ensina o verdadeiro segredo disso. Tal condição não nos afasta do Senhor; pelo contrário, é o caminho do progresso. Outro escritor – Salomão – diz: “Bem-aventurado o homem que continuamente teme” (Pv 28:14). Não é o medo do juízo e da ira, mas é aquele temor santo e bendito na alma, que o Espírito de Deus sempre produz, um temor de que venhamos a falhar em andar em tudo o que Lhe agrade.

Os livros poéticos 

O Livro de Provérbios fala frequentemente do “temor do Senhor”. Nos Provérbios, Deus nos dá o suprimento do bom entendimento. Ler um capítulo de Provérbios todos os dias de sua vida ajudará a preservá-lo de muita tristeza e problemas em seu caminho. Quero apontar o caminho, na estrutura da Bíblia, na qual ele está conectado. Os dois livros seguintes, Eclesiastes e Cantares de Salomão, têm algo a dizer ao coração. Você tem consciência nos Salmos, entendimento em Provérbios e, nos próximos dois livros, o coração. Eles se complementam. Em Eclesiastes Salomão fala do coração, apenas para confessar que está vazio, e em Cantares de Salomão está mais do que cheio. Em Eclesiastes, o coração é grande demais para o objeto – o mundo, tudo sob o Sol – e, em Cantares, o Objeto – Cristo – é grande demais para o coração. Um livro é dor no coração, e o outro é o descanso do coração. O segredo da paz e alegria divinas é encontrado em Cantares de Salomão. É ocupação com o amor e a Pessoa de Cristo.

O livro de Provérbios 

Mas agora sobre Provérbios. Você encontra sete vezes neste livro qual é o temor do Senhor. “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” (Pv 1:7). O temor do Senhor é o primeiro passo para o conhecimento e o progresso. Agora passe para o capítulo 8. “O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio” (Pv 8:13). Coisas que Ele odeia, e que nós também devemos odiar, ou o Seu temor não está em nós. A seguir, temos: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência [entendimento – ARC](Pv 9:10). Há uma grande diferença entre conhecimento e sabedoria. O conhecimento pode me ensoberbecer, mas a sabedoria nunca me ensoberbecerá. Conhecimento é a apreensão da verdade, mas sabedoria é a capacidade de usar a verdade. É a maneira pela qual a alma, guiada por Deus, pode usar de forma correta e divina o que lhe foi dado. Então, “O temor do SENHOR aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados” (Pv 10:27). É muito semelhante em seu tom ao que encontramos no Salmo 19. Em seguida lemos: “O temor do SENHOR é fonte de vida, para desviar dos laços da morte” (Pv 14:27). É uma maneira segura, de valor inestimável, de escapar das armadilhas de Satanás. Sexto, lemos: “O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade” (Pv 15:33). Aqueles que têm sabedoria estão sempre dispostos a aprender; são apenas os tolos que não precisam de instrução. E agora por último: “O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum” (Pv 19:23). A satisfação permanente é um doce fruto deste santo temor. Você descobrirá agora que esse versículo combina com o nosso salmo da melhor maneira possível.

W. T. P. Wolston

Compartilhar
Rolar para cima