Origem: Revista O Cristão – Revelação Progressiva

Maneiras Divinas e Humanas de Ensinar

A apresentação da verdade nos livros sagrados se dá de uma maneira que, embora estranha aos métodos humanos de instrução, é característica de grande parte do ensino divino desde os tempos mais remotos. Deus revela Suas verdades fundamentais como o romper da aurora, não com um clarão repentino como se um grande holofote fosse aceso.

As maneiras divinas e humanas de ensinar contrastam fortemente. Nas escolas teológicas dos homens, os assuntos, por mais profundos que sejam, são definidos, resumidos e reduzidos a uma série de proposições formuladas nos termos mais breves possíveis. Tais formulações, expurgadas de tudo o que é considerado não essencial e devidamente formuladas para se adequarem à memória e ao intelecto da pessoa comum, constituem os artigos de fé aprovados. A evidência da disposição da mente humana para situar o ensino bíblico dentro de certos limites bem definidos que todos estão dispostos a aceitar, mesmo que nem todos professem entender, é fornecida pela existência dos numerosos e variados credos da Cristandade.

Um plano de ensino completamente diferente é adotado nas Escrituras. Deus educou antes de instruir. As verdades foram gradualmente reveladas a Noé, a Abraão, a Moisés e a outros em eras sucessivas desde o Éden em diante, enquanto o registro em si dessa revelação foi feito sob muitas formas. Conclui-se que somente por meio do estudo comparativo paciente de todo o campo da revelação, do início ao fim, é possível discernir o escopo geral e o alcance particular de um determinado assunto. E, quando verdadeiramente discernida, percebe-se que a verdade divina, assim como o espaço estelar, está, em sua plena extensão, completamente além da compreensão da mente humana, embora, como acontece com a luz natural do Sol e das estrelas, a graça expiatória traga vida e beleza com uma plenitude divina a um mundo que de outra forma seria sombrio e triste.

W. J. Hocking

Compartilhar
Rolar para cima