Origem: Revista O Cristão – Revelação Progressiva
A Luz do Amanhecer da Profecia
Entre as várias predições proféticas do Velho Testamento, a introdução, por meio de uma crise de misericórdia e julgamento combinados, do reinado universal de um rei nomeado por Jeová é a grande característica de todas elas. Mas há um mistério ainda oculto por trás de tudo isso. Esse rei terá uma Noiva celestial, bem como súditos terrenais. Isso o Velho Testamento não revela. Para esse pensamento maravilhoso, devemos prosseguir para o Novo Testamento. A Igreja – o corpo dos santos do presente intervalo, entre a partida e o retorno do Senhor Jesus – não foi objeto das previsões do Velho Testamento. Os santos daquela dispensação passada se assentarão nos lugares celestiais do futuro reino, na presença do Rei, como Seus amigos, os “amigos” do Noivo, e se regozijarão em vê-Lo tomar Sua Noiva, mas não farão parte da Noiva. Os santos do período futuro serão governados pelo Rei, mas não reinarão com Ele, como a Noiva irá reinar.
Há esferas de glória; há gradações no reino. As “coisas celestiais” foram revelações posteriores. As coisas terrenais serão a porção de Israel e das nações. As coisas celestiais, assim como a realeza sobre as coisas terrenais, são a porção do Noivo, da Noiva e de seus “amigos”. “Para a administração da plenitude dos tempos, encabeçar todas as coisas em o Cristo[1], as coisas nos céus e as coisas sobre a Terra” (Ef 1:10 – JND).
[1] N. do T.: “O Cristo” é uma expressão nos escritos de Paulo que se refere à união mística de Cristo, a Cabeça, e os membros do Seu corpo, pela habitação do Espírito Santo (1 Co 12:12-13 – JND). ↑
O dia sucede ao amanhecer. A luz do amanhecer se transforma no esplendor do meio-dia. Direcionamos a atenção para a “completude” da Palavra de Deus que foi concedida aos apóstolos, especialmente a Paulo. E concluímos estes rápidos esboços, de apenas algumas características principais da revelação progressiva de Deus, nas palavras do apóstolo altamente favorecido: “Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo [de o Cristo – JND], o qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos Seus santos apóstolos e profetas; a saber, que os gentios são coerdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do Seu poder. A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo [de o Cristo – JND], e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; para que agora, pela Igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus” (Ef 3:4-10).
“Ora, Àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a Esse glória na Igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém” (Ef 3:20-21).