Origem: Revista O Cristão – A Origem e as Atividades de Satanás

Satanás Agindo sobre a Carne

O espinho na carne dado a Paulo para que ele não se exaltasse foi algo que o tornou desprezível em sua pregação (Gl 4:13-14). Era um contrapeso ao arrebatamento com o qual ele havia sido honrado. Podemos não ter necessariamente o espinho idêntico ao de Paulo; Deus sempre nos enviará aquele que precisamos. Deus às vezes emprega Satanás contra a carne, e Satanás age sobre a carne de quatro maneiras diferentes:

  1. Antes da conversão, a carne está sob o domínio de Satanás, estando a consciência endurecida. Esse foi o caso de Judas, que amava o dinheiro e era ladrão. Após ele tomar o bocado, Satanás entrou nele para instigá-lo à iniquidade desenfreada e para depois entregá-lo ao desespero ao contemplar o resultado de seu crime.
  2. Antes da conversão, a carne é induzida a agir pelas seduções de Satanás.
  3. Após a conversão, a carne permanece sempre ali e pode ficar sob a ação direta de Satanás, se o Espírito, o selo da redenção, ainda não tiver sido dado, ou então se Ele ainda não tiver realizado a obra de libertação em nós. Tais pessoas se veem, então, como Pedro, opondo-se a Cristo em quase todas as ocasiões. Antes da transfiguração, quando Jesus falou de Seus sofrimentos que se aproximavam e Pedro, por afeição, mas na carne, desejava dissuadi-lo, o Senhor responde: “Para trás de Mim, Satanás” (Mt 16:23).
  4. Satanás deseja nos ter para poder nos peneirar como trigo por meio da carne. Jesus anuncia isso aos Seus discípulos e ora especialmente por Pedro, em quem a carne era forte.

Pedro se colocou à frente em todas as ocasiões e mostrou a cada vez que a carne é o exato oposto de Cristo. Jesus disse aos discípulos: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. Isso ainda não é entrar em pecado. O efeito do Espírito foi incitar Cristo à oração, de modo que, quando a tentação veio, ela não teve poder sobre Ele. Mas os três discípulos, em vez de vigiar e orar, acabam dormindo, dominados pela tristeza, e, quando a tentação vem, eles se tornam presas dela. No momento em que tudo o que poderia partir o coração do Senhor se combinava contra Ele e quando Judas O traía com um beijo, Jesus permanece calmo, Se submete, Se entrega, sofre toda humilhação, mas Pedro desembainha sua espada. A carne leva à tentação, mas não sustenta ninguém nela; leva Pedro ao sumo sacerdote. Ali Jesus dá um testemunho glorioso; Pedro, incitado por Satanás, O nega. Em tudo, a carne se opõe a Cristo, e ainda assim Pedro verdadeiramente amava o Senhor. Mesmo depois de ter recebido o Espírito Santo, encontramos Pedro ainda agindo na carne (Gl 2:11-21).

J. N. Darby

Compartilhar
Rolar para cima