Origem: Revista O Cristão – Batismo

Batizados Pelos Mortos

“Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?” (1 Co 15:29).

Deve-se observar com atenção que este versículo está relacionado ao versículo 19, pois os versículos 20-28 são um parêntese. “Se esperamos em Cristo só nesta vida”, diz o apóstolo, “somos os mais miseráveis de todos os homens”, isto é, se não houver ressurreição dos mortos. Então ele continua dizendo: “Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam?” Seria tolice tomar a posição de perigo e responsabilidade e exposição à morte por causa da perseguição (veja vs. 30‑32), se não houvesse perspectiva de ressurreição. É isso que dá a chave para a expressão difícil “batizam pelos mortos”. Por causa dos perigos resultantes da confissão de Cristo naqueles primeiros dias, o martírio era algo frequente. As fileiras de Cristãos eram assim continuamente diminuídas, mas pela graça de Deus outros convertidos eram constantemente adicionados, e nesses versículos eles são vistos como preenchendo os lugares vazios daqueles que partiram para estar com Cristo e, assim, quando foram batizados a Cristo, como sendo batizado pelo ou “sobre” os mortos (veja nota na tradução JND[1]).
[1] N. do T.: A nota na versão de J. N. Darby em 1 Coríntios 15:29 diz: “Ou ‘no lugar de’, ‘em vista de’. Literalmente ‘sobre’”.

E. Dennett

Compartilhar
Rolar para cima