Origem: Artigo: O Vínculo Matrimonial e O que a Escritura diz sobre Divórcio e Novo Casamento
Prefácio
É importante reconhecer que “casado” significa uma posição assumida em um determinado momento e de uma maneira que é reconhecida como tal pelas “autoridades que há” (Rm 13:1). Quando um homem e uma mulher se unem, eles se tornam “uma só carne” (1 Co 6:16 – ARA), mas isso por si só não é o casamento no sentido bíblico (Jo 4:18). O casamento é um relacionamento com base legal, tendo algum reconhecimento público do evento, como em João 2:1. A relação sexual é a consumação do casamento. É fornicação se homem e mulher tiverem uma relação à parte do casamento (Gn 34:1-31; 1 Co 6:15-18). Até a esposa de Caim já era sua esposa quando ele teve uma relação com ela (Gn 4:17).
Se uma pessoa casada comete adultério, ela se torna “uma só carne” com outra pessoa (1 Co 6:16), mas isso por si só não desfaz o casamento. É um pecado muito sério aos olhos de Deus, exigindo ação da assembleia (Gn 39:9, Pv 6:32-33, 1 Co 5:11-13). É também um pecado grave contra o cônjuge, porque rompe o vínculo entre marido e mulher. Ele também traz o governo solene de Deus (2 Sm 12:10), porém legalmente o casamento permanece, a menos que seja desfeito diante das “autoridades que há”. A questão, portanto, que desejamos considerar neste artigo é a seguinte: A Escritura permite que ele seja desfeito diante das “autoridades que há”, e com que fundamento? Se o casamento for desfeito de uma maneira bíblica, será que Deus permite um novo casamento? Olhar, em espírito de oração, as Escrituras a seguir nos mostrará Sua mente nesses assuntos, mas cada caso deve ser analisado separadamente e deve ser considerado perante o Senhor, o Único que pode dar a sabedoria necessária. Isso é o que significa “discernimento sacerdotal” (Lv 13:5-6), pois “o SENHOR é o Deus da sabedoria, e por Ele são as obras pesadas na balança” (1 Sm 2:3).
Talvez haja mais um ponto que deva ser mencionado aqui. É a questão de saber se a pessoa era salva no momento de seu divórcio ou novo casamento. Se ele ou ela professava a salvação naquele momento, eles são vistos como estando sob a responsabilidade da “casa de Deus” (1 Pe 4:17).
Não é nosso desejo divulgar nenhum novo ensinamento a respeito deste assunto, mas, uma vez que ele se impõe sobre nós por conta do triste colapso do casamento por toda parte, procurou-se reunir o que foi ensinado por homens de Deus no passado que tremiam com a Palavra de Deus. Encomendamos estes ensinos à consciência dos santos de Deus, desejando que sejamos “unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer” (1 Co 1:10).