Origem: Revista O Cristão – Primogênito
O Primogênito dos Mortos
Ele não está aqui. Onde Ele está? Ele ressuscitou, o Primogênito dos mortos. O testemunho de Pedro aos Judeus, nos primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos, foi duplo. Ele repetidamente insistiu com eles: “o Qual andou fazendo o bem”, mas “vós, O crucificastes”. Essa é a sua culpa. Mas “Deus O ressuscitou dos mortos”. Esse é o selo de Deus sobre Sua vida fiel de testemunho. Naquele mesmo maravilhoso capítulo 50 de Isaías, é dito: “Perto está O que Me justifica”. Quem O justificou? Deus.
Os principais sacerdotes, os escribas e os fariseus pensaram que poderiam mantê-Lo no sepulcro. Eles Se lembraram de que Ele havia falado sobre ressuscitar dos mortos. Era algo muito notável eles terem se lembrado disso quando os discípulos haviam se esquecido. Então eles foram até Pilatos e pediram sua ajuda. Pilatos disse: “Tendes a guarda; ide, guardai-o como entenderdes”. Parece-me que havia uma certa ironia nisso. Então eles enviaram uma guarda e selaram a pedra, e suponho que os soldados estivessem instruídos sobre como lidar com a turba de pescadores galileus se eles viessem roubar o sepulcro. Não lhes havia sido dito como lidar com um terremoto ou um anjo do céu! Os pescadores não vieram, mas o anjo veio, e o terremoto também, e aqueles veteranos romanos, de tanto medo, caíram como mortos. O que aconteceu? Deus interveio; Deus justificou Sua Fiel Testemunha. Deus foi o PRIMEIRO no sepulcro, e a pedra foi removida do túmulo, não para deixar Cristo sair, mas para nos deixar olhar dentro.
Ele é o Primogênito dos mortos; isso significa que outros devem compartilhar Seu triunfo. Todos os que dormem em Jesus sairão de seus sepulcros de acordo com o mesmo padrão abençoado, e nós que ficarmos vivos para a Sua vinda seremos transformados. Estamos aguardando nosso Salvador, “que transformará o nosso corpo abatido [de humilhação – JND], para ser conforme o Seu corpo glorioso, segundo o Seu eficaz poder de sujeitar também a Si todas as coisas” (Fp 3:21). Ele é o Vitorioso; Ele saiu do túmulo. Deus triunfou sobre todo o poder da morte e do diabo na ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Sua ressurreição é a resposta de Deus à Sua fidelidade aqui na Terra, como também é a grande vitória de Deus sobre a morte. Ele é o Primogênito dos mortos, e, quando Ele vier para tomar as coisas para Deus neste mundo, Ele as tomará no poder da ressurreição, e de tal forma que nenhuma voz no universo desafiará Seu direito de fazê-lo. A voz da morte está em silêncio; a morte desafia a obra de todos os outros homens, mas Ele aniquilou o poder da morte. Ele é o Vencedor e nos levantou no poder da ressurreição para compartilhar Sua vitória conosco. Nunca duvide da capacidade de nosso Senhor Jesus Cristo de manter você. Você pode ser um Cristão muito fraco; quanto mais você sentir isso, melhor, pois então você confiará mais na força d’Ele, e Ele é capaz de manter todos aqueles que Ele salva.