Origem: Revista O Cristão – Elias
Elias
Elias foi um homem notável. O que você acha que o fez grande? Será que foram seus grandes feitos que o fez famoso aos olhos dos homens? Não, podemos encontrar a resposta no comentário de Tiago. “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor” (AIBB). Aqui estava a fonte da comunhão interior com Deus. Não foram os grandes atos de serviço; mas sim os exercícios secretos do coração na dependência de Deus.
Deus o treinou em segredo para sua obra pública. Quando seu serviço exterior de poder o afastou de sua comunhão interior com Deus e ele fugiu do homem, então Deus, em graça, cuida dele e lhe dá treinamento adicional. Um homem nunca está mais perto do fracasso do que quando acabou de ir bem em algo! Elias teve que aprender em segredo que Deus pode viver sem ele, mas ele não pode viver sem Deus. E isso vale para você também!
Deus nunca abandona um homem! Ele repreende, castiga e treina, mas nunca o abandona. Mas primeiro ele deve aprender que o poder vem de Deus e que isso só opera na fraqueza.
Deus deu a este homem uma obra a fazer. Ele foge dela. A sós com Deus, ele deve responder à pergunta: “Que fazes aqui Elias?” Deus e a consciência de Elias devem se encontrar face a face. Uma lição deve ser aprendida. Por fim, a “voz mansa e delicada” é ouvida: “Vai, volta”. Que possamos aprender com Elias, o notável servo de Deus.