Origem: Revista O Cristão – As Mãos
Mostre-Me Agora Seu Caminho
“Direita” e “esquerda” são palavras que entraram em uso comum para descrever políticos e governos nestes dias de conflitos ideológicos. Aqueles que se inclinam para a direita são aqueles que detêm valores mais conservadores e que favorecem os direitos do indivíduo, enquanto aqueles que vão para a esquerda são aqueles que favorecem o socialismo de Estado. Nós até ouvimos falar da “extrema esquerda”, e esse termo provavelmente se refere àqueles que iriam, em graus variados, integrar o socialismo pleno ou mesmo o comunismo.
A divergência entre as nações ocidentais e estados comunistas como a Rússia e a China veio, pelo menos em grande parte, dessa fenda ideológica. A Rússia e a China foram para a esquerda; os governos ocidentais permaneceram à direita — alguns mais e outros menos. Nos últimos 30 anos, no entanto, tanto a Rússia quanto a China alteraram suas práticas um pouco, permitindo que mais dos princípios do capitalismo assumissem o controle de suas economias. Eles descobriram ao longo dos anos que o comunismo puro simplesmente não funcionava. Em países como os Estados Unidos, há um forte elemento conservador que se inclina fortemente para a direita, mas também há uma quantidade crescente de pressão esquerdista. Esse conflito interno de ideologias está crescendo nas nações que devem participar da aliança do Império Romano, e talvez isso provoque a falta de coesão descrita em Daniel 2:43 como ferro que “não se mistura com barro”.
Essas turbulentas correntes cruzadas podem muito bem fornecer o combustível para produzir aquele terrível massacre (naqueles dias de angústia depois que os Cristãos forem levados para casa) mencionado em Apocalipse 6:4: “E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da Terra e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada”. Essa é uma descrição, não de uma guerra internacional, mas da matança desenfreada corpo-a-corpo – anarquia. As forças do mal já estão em ação, mas podemos agradecer a Deus por ainda haver este Poder restritivo – o Espírito Santo, que “permite” ou “impede” a plena exibição do mal enquanto Ele está aqui. (Veja 2 Tessalonicenses 2:7).
Cristãos podem se tornar extremistas
Os Cristãos também podem se tornar extremistas em seus pensamentos e prática. Eles podem se virar para a direita ou para a esquerda daquele caminho que Deus marcou em Sua Palavra. Agora, Deus não quer que nos tornemos “direitistas” ou “esquerdistas”, pois nenhum dos dois está de acordo com Sua mente. Ele conhecia as tendências do coração humano e advertiu Israel quatro vezes em Deuteronômio (5:32; 17:11, 20; 28:14) e duas vezes em Josué (1:7; 23:6) para não se virar para a direita ou para a esquerda de tudo o que foi ordenado. Grande parte do nosso caminho Cristão envolve manter a Escritura em seu devido equilíbrio, e a única maneira de fazer isso é andar com o Senhor, no poder do Espírito Santo. Quando é lida corretamente, a Palavra de Deus sempre nos leva de volta à sua fonte – o próprio Senhor.
É necessário que prestemos atenção a toda Palavra de Deus se quisermos estar no caminho ordenado por Deus. Que heresias e divisões surgiram na Igreja na Terra por apenas um lado da verdade! Quando parte da verdade é enfatizada em detrimento do resto, ela pode se tornar um verdadeiro erro.
O Senhor Jesus disse a Seu Pai: “Santifica-os na verdade [não apenas uma parte dela]; A Tua Palavra é a verdade” (Jo 17:17). E o apóstolo Paulo podia dizer aos anciãos de Éfeso: “Estou limpo do sangue de todos; porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus” (At 20:26-27). Muitos têm sido os pontos de controvérsia em que uma parte da verdade tem sido enfatizada à custa de outra. Mencionaremos alguns.
Soberania e responsabilidade
Muita confusão tem sido causada por aqueles que enfatizam a soberania de Deus à custa da responsabilidade do homem, e vice-versa. Ambas são perfeitamente verdadeiras e, quando mantidas em seu respectivo equilíbrio, são harmoniosas. Não há desequilíbrio na Palavra de Deus; tudo é perfeito. O mesmo aconteceu com o Senhor Jesus Cristo como Homem aqui embaixo. Ele era a fina farinha com nenhuma característica mais proeminente do que outra. Ele era “cheio de graça e verdade”, perfeitamente combinado. Aqui novamente a imperfeição dos homens vem à tona; estamos aptos a mostrar graça às custas da verdade, ou a mostrar uma decidida falta de graça enquanto damos ênfase à verdade e à justiça. Que possamos aprender mais sobre Ele e não nos voltarmos “nem para a direita, nem para a esquerda”.
Atividade e ensino do evangelho
Depois, há aqueles que colocam toda a ênfase no evangelho; eles medem tudo em termos de salvar as pessoas. Esses dão pouca ou nenhuma atenção ao estabelecimento de almas salvas na verdade. Esquecem-se de que Paulo foi um dos maiores pregadores do evangelho que já trabalhou pelas almas, mas ele disse: “A quem anunciamos, admoestando a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo; e para isto também trabalho” (Cl 1:28-29). E aos efésios ele escreveu sobre as grandes bênçãos espirituais que temos nos lugares celestiais em Cristo, que vão muito além do mero conhecimento da salvação. Nem se contentou com isso sozinho; ele orou por eles para que pudessem entrar nessas bênçãos (cap. 1) e que pudessem andar no bem delas – “para que Cristo habite” no coração deles (cap. 3).
Não diríamos uma palavra para desencorajar um espírito evangelista, mas lembremo-nos de que a salvação da alma é apenas o começo. Os que são salvos devem crescer e progredir na verdade, e essa verdade deve ser refletida em sua vida diária. De fato, superficial é aquela obra que fica satisfeita com o conhecimento dos pecados perdoados e é negligente em crescer no conhecimento do próprio Salvador, ou é descuidada, andando aqui abaixo de forma inconveniente.
Comunhão com os pensamentos de Deus
Podemos ir a um extremo e perder nosso interesse no evangelho, mas fazê-lo é estar fora de comunhão com os pensamentos de Deus, pois Ele está sempre interessado no evangelho de Seu Filho. Ou podemos ser levados pelo zelo evangélico e nos inclinar a usar métodos que nosso Senhor não pode aprovar. Podemos ver tais métodos serem bem-sucedidos nos trabalhos dos outros, porque Deus é soberano e pode abençoar Sua própria Palavra, embora misturado com coisas que Ele não pode sancionar; no entanto, devemos seguir as regras e não nos desviar delas para a direita ou para a esquerda. A fidelidade, e não o sucesso aparente, é o indicador pelo qual nosso Mestre avalia; “bem está, servo bom e fiel” (Mt 25:21,23).
Paulo teve o cuidado de comunicar as coisas espirituais por meios espirituais (veja 1 Coríntios 2:13 – JND). Tudo o que passa pela obra do Senhor na evangelização atual não pode satisfazer tal exigência, nem receberá recompensa. Somente o que é feito de acordo com a Palavra de Deus será recompensado (veja 2 Timóteo 2:5). Somos capazes de esquecer que, a menos que o Espírito de Deus opere no coração, toda a nossa persuasão humana, eloquência ou pressão não salvará uma alma sequer.
Zelo pelo evangelho
Que o Senhor aumente nosso zelo evangélico cem vezes mais, mas que isso seja equilibrado fazendo-o apenas por meios aprovados, em separação de tudo o que não é d’Ele, e procurando conduzir as almas salvas por meio da verdade. E que procuremos eclesiasticamente um caminho reto, no qual nossos próprios pés possam caminhar. Essa é uma questão que muitos ignoram, como se as nossas ligações não tivessem nenhuma consequência. Que o espírito de nosso coração seja: “Senhor… rogo-Te que agora me faças saber o Teu caminho”, e, Senhor, “onde queres”? Então não seremos nem “direitistas” nem “esquerdistas”.
Uma palavra final. Um irmão mais velho, agora com o Senhor, costumava nos dizer que se andássemos em uma posição extrema de um lado da estrada, receberíamos pedras atiradas em nós (figurativamente falando) daqueles na posição extrema do outro lado da estrada. Ele observou ainda que, se procurarmos trilhar um caminho diante do Senhor, não indo nem para a direita nem para a esquerda, provavelmente receberíamos pedras atiradas em nós de ambos os lados. Devemos nos preparar para isso.