Origem: Revista O Cristão – Os Olhos

A Candeia do Corpo são os Olhos

Leia Lucas 11:33-36; Mateus 6:22-23 

Quando uma vela é acesa, ela está lá, não importa se as pessoas podem enxergá-la ou não. Um cego não percebe a luz, ainda que ela esteja brilhando muito intensamente. Se um homem gosta de andar em trevas, eu diria que ele tem algum mau motivo em seu coração, ou então seus olhos são maus e não podem suportar a luz. Mas, se meus olhos estão sadios, regozijo-me com a luz. Por isso, a Palavra é desagradável para aquele que não tem uma visão clara, que não tem um olho simples. Quando a alma está sadia, há plena percepção da Palavra; todo o corpo está cheio de luz, não tendo parte alguma em trevas.

Esta é uma palavra muito solene para todos nós. Uma pessoa, com apenas um dia de convertida, pode estar cheia de luz, embora possa, em muitas coisas, precisar do ensino de Deus. Contudo, isso se aplica tanto ao recém-nascido em Cristo quanto ao homem crescido. Se tão somente formos fiéis à luz, Deus não nos deixará ser tentados acima daquilo que somos capazes de suportar. Mas existe um ensino de Deus, quando o próprio Deus está na alma; então tudo é visto à luz de Deus.

Se um homem anda de dia, não tropeça; se anda de noite, tem que pensar qual caminho tomar, mas, se anda à luz do dia, pode caminhar despreocupado.

O olho recebe a luz 

“Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; não tendo em trevas parte alguma”. Quando a vela está lá, vemos tudo ao redor; a luz se mostra, e por si só mostra tudo ao redor.

O olho recebe a luz. A luz nunca varia; é o olho que varia. O olho ou é simples ou é mau. Não é dito simples ou dobre, mas simples ou mau. “Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz”. “Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso”. “A candeia [lâmpada – ARA] do corpo são os olhos”. Se Cristo for o meu Objeto, todo o meu corpo será luminoso. Se não, será tudo trevas, uma vez que ou é tudo Cristo ou é tudo mal, por mais religioso que possa parecer.

Se eu tenho somente Cristo como meu Objeto, tudo é simples, ainda que eu possa ter dificuldades a serem superadas. Se eu seguir a Cristo somente, num mundo que se opõe inteiramente a Ele, isso inevitavelmente trará dificuldades no caminho; ainda assim, o caminho será plano e simples.

A luz é colocada no velador, “para que os que entram vejam a luz”. Portanto, a pessoa é forçada a questionar: Você está vendo a luz ou não? Cristo estabeleceu a luz no mundo. Ele estava no mundo, para o mundo, mas o mundo vê a luz? Deus Se manifestou plenamente em Cristo, e, se Cristo Se manifestou para a sua alma, o efeito disso será manifestar a sua condição. Você diz: “Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai”? (Lc 9:59) Se sim, vem à tona este segredo, de que você possui algo em seu coração que está tendo prioridade sobre Cristo.

Quando meu corpo não é luminoso em quaisquer circunstâncias, eu sei que há algo não simples no meu olho – algo que ainda não cedeu diante do poder de Cristo. Há algo que você ainda não abandonou, ou algo talvez que tenha entrado. Se estou guardando alguma coisa em meu coração além de Cristo, tenho uma má consciência, e, meu olho sendo mau, todo o meu corpo está cheio de trevas. As pessoas geralmente dizem que não conseguem ver: Claro que não conseguem, quando estão tentando ver com outra luz. Além disso, aquilo que elas efetivamente veem será rapidamente abandonado, se não estiverem andando no poder daquilo que agora possuem. Quantas vezes vimos santos que receberam luz e se afastaram dela, tendo até mesmo essa luz sido tirada deles. Tais santos, na verdade, podem ficar com uma consciência mais aliviada, talvez, contudo é em um nível muito mais baixo.

O olho simples 

O “olho simples” está relacionado ao estado de nossos desejos e afeições. Mesmo as questões comuns da vida podem ser entraves para um espírito íntegro como o de Maria, sentada aos pés de Jesus e ouvindo Sua Palavra. Mas a advertência é: “Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas”. Se o nosso padrão não é Cristo, a luz que há em nós se tornará trevas. Se tivermos tomado por medida algo que não seja Cristo, e somente Cristo, a maneira como julgamos será errada, e, tendo a luz em nós se tornado trevas, seremos guiados erroneamente e erraremos nosso caminho.

Mas, se o olho está cheio de Cristo e julgamos tudo por essa luz, quando virmos qualquer coisa que não glorifique a Cristo, diremos: “Isso não nos serve”. O vaso pode ser pequeno, mas deve ser inteiramente para Cristo.

Que estejamos caminhando no poder do Espírito Santo e pelo ensino divino do Senhor Jesus Cristo, satisfeitos em caminhar com Ele, não desejando nenhum outro caminho. Tenhamos nossos olhos n’Ele, e somente n’Ele, para que, quando outros objetos forem colocados diante de nós, possamos dizer: “Não serve para mim, pois não é Cristo.” Oh! Que sejamos simples em relação ao mal, em um mundo de maldade. Que estejamos tão ocupados com Cristo que não haja espaço para o mal entrar, não fazendo com que nossa função seja julgar o mal, mas nos manter simples em relação a ele. E que Cristo seja de tal maneira o único Objeto do meu coração e afeições que eu não tenha nenhum canto escuro no íntimo. Que o Espírito Santo faça d’Ele o centro em torno do qual cada pensamento e desejo da minha alma esteja entrelaçado.

Girdle of Truth, Vol. 5 (adaptado)

Compartilhar
Rolar para cima