Origem: Revista O Cristão – Oferta pelo pecado e pela culpa
A Oferta de Abel
“Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim” (Hb 11:4 – ARA). Em que consistia a excelência do sacrifício?
A oferta de Abel era inteiramente diferente em princípio e adequada ao caráter e relacionamento em que o homem se encontrava diante de Deus. A oferta dos primogênitos de seu rebanho, e da gordura do mesmo, reconhecia a necessidade de derramamento de sangue, como propiciação por seu pecado. Ele tinha fé naquilo que poderia expiar o pecado, e pelo qual ele, um pecador, poderia encontrar Deus em verdade e ser aceito por causa de sua oferta. Assim, ele garantiu glória para Deus e bênção gratuita para si, um pecador; pois certamente Abel era um pecador, assim como seu irmão Caim. Sua ocupação pastoral, como “pastor de ovelhas”, não tornava seu estado moral melhor do que o de Caim, como lavrador da terra. Aos olhos de Deus não havia diferença; ambos eram pecadores. Abel reconheceu isso na oferta que ele trouxe ao SENHOR, Caim na verdade negou seu pecado e as santas demandas de um Deus que odeia o pecado, mas, por outro lado, um Deus que aceitaria uma oferta pelo pecado, como Ele aceitou nas mãos de Abel.
Abel não trouxe nenhum fruto que suas próprias mãos produziram; nenhum trabalho cansativo, nenhum trabalho seu resultou na oferta que ele trouxe ao SENHOR. Foi uma vítima, cuja vida precisou ser tirada por seu pecado. “Porque sem derramamento de sangue não há remissão”. Isso é mostrado desde o princípio.
Bible Treasury, vol. 18