Origem: Revista O Cristão – Oferta pelo pecado e pela culpa

A Quinta Parte Acrescentada

Na oferta pela culpa, aprendemos que “transgressão” está ligada a um caso em que Deus é desonrado, mesmo que seja um mero homem que foi defraudado. Também não é suficiente que um sacrifício seja oferecido a Deus, mas o dano feito ao homem deveria ser reembolsado, e não apenas na íntegra, mas, de acordo com o valor estimado pelo sacerdote, um quinto a mais deveria ser acrescentado ao montante da recompensa.

Agora, se abrirmos o Salmo 69, temos o próprio Senhor falando profeticamente: “Então, restituí o que não furtei” (v. 4). Este é outro aspecto da oferta pelo pecado. A oferta pela culpa leva em conta o dano ocasionado a uma pessoa pelo pecado de outra. E, se considerarmos como o pecado desonrou a Deus, o opróbrio lançado sobre Ele pelo pecado do homem, vemos como o Senhor não apenas sofreu na cruz no lugar do pecador por seus pecados, mas também glorificou a Deus em todo o opróbrio e desonra trazidos a Ele pelo pecado. O Senhor Jesus Cristo não apenas respondeu a Deus pelos pecados do homem, mas também trouxe glória e honra a Deus, de modo que (falando com reverência) a natureza de Deus foi glorificada. A quinta parte foi assim acrescentada, de modo que Deus é mais rico do que se o pecado nunca tivesse se introduzido em Sua bela criação. Na cruz de Cristo vemos como a santidade de Deus – santidade intrínseca –, Sua justiça, Sua graça, Seu amor e todos os Seus atributos se encontram. Verdadeiramente Ele foi glorificado!

“Iniquidade” costumava estar ligada ao pecado em relação às “coisas santas”. Nosso Grande Sumo Sacerdote carrega a iniquidade de nossas coisas santas (Êx. 28:38). Quanto do eu, do orgulho e da satisfação carnal muitas vezes entram em nossa adoração, que deve ser em espírito e em verdade! Portanto, precisamos do ofício gracioso de nosso Grande Sumo Sacerdote, o qual nós temos, de acordo com Hebreus 10:21.

P. Wilson

Compartilhar
Rolar para cima