Origem: Revista O Cristão – Raabe, Acsa, Jael, Débora

Acsa – Valorizando Sua Herança

Pouco nos é dito sobre essa filha de Israel, mas acho que podemos aprender muito com o que está escrito em Josué 15:16 e Juízes 1:12, lembrando que toda a Escritura tem algo a nos dizer.

Acsa era filha de Calebe, o homem de fé, que podia dizer sem se vangloriar que “segui totalmente o Senhor meu Deus” (Js 14:8).

A consequência foi que nele não havia indecisão ou vacilo; em vez disso, ele possuía aquele objetivo aguçado de coração que o tornava superior a obstáculos aparentemente intransponíveis e circunstâncias difíceis. Assim, Ele foi mantido firmemente no caminho da vontade de Deus para o Seu povo, até que ele se tornou um vitorioso e um vencedor. Suas palavras de encorajamento a seus irmãos desanimados: “O Senhor está conosco: não os temas”, nos dizem o segredo de sua força.

Não estamos surpresos que Acsa prove ser uma verdadeira filha deste gigante espiritual. Ela é dada por Calebe como noiva para seu primo Otniel, quando, por sua bravura destemida, ele captura a fortaleza de Quiriate-Sefer do inimigo, provando, assim, ser um parceiro adequado para ela.

Ele parecia tão interessado quanto seu tio em tornar sua a herança que Deus havia dado para seu povo possuir. Assim, ele estava treinando para sua importante posição posterior, quando se tornou libertador e juiz de Israel por 40 anos, período durante o qual o povo de Deus descansou dos constantes ataques de assédio de seus inimigos vizinhos. É por ocasião de sua apresentação como noiva do conquistador que retorna que Acsa mostra que a presente possessão e o gozo da bênção de Deus também têm o primeiro lugar em seu coração.

Uma fonte de gozo constante 

Nas mãos do pai, ela já havia recebido uma herança, a terra do sul, que sem água seria improdutiva e infrutífera. Portanto, ela faz um pedido adicional: “Dá-me uma bênção. Dá-me também fontes de água” (Js 15:19). Ela vai um passo além das filhas de Zelofeade, pois pediram apenas uma herança. Acsa tem uma herança e pede, com efeito, aquilo que a tornará uma fonte presente de satisfação e prazer para ela. Precisava apenas das fontes borbulhantes de água viva, superior e inferior, que seu pai concedia tão prontamente, para tornar a herança tudo o que ela desejava que fosse para ela – uma fonte de gozo constante.

Se nos comprometemos com Cristo e fazemos parte da noiva que Lhe foi concedida, a verdadeira Vencedora do mundo, nós temos uma herança incorruptível e imaculada, reservada no céu para nós. É vontade de Deus que estejamos no presente desfrute dessa herança celestial e das bênçãos relacionadas a ela, que estão centralizadas em Cristo à Sua destra. O mero conhecimento disso, no entanto, não produzirá frutos, nem trará gozo ao nosso coração, a menos que seja benéfico para nós pelo poder do Espírito Santo – “o penhor da nossa herança” (Ef 1:14). Nós, diferentemente de Acsa, não precisamos pedir para receber isso, pois, como um maravilhoso presente de Deus, o Espírito Santo é enviado para habitar todos os crentes desde que o Senhor Jesus foi glorificado.

O fruto do Espírito 

Você se lembrará do que o Senhor disse à mulher samaritana: “Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (Jo 4:14). E novamente em João 7:38-39, Ele diz aos judeus: “Aquele que crê em Mim … do seu ventre fluirá rios de água viva. E isso disse Ele do Espírito, que haviam de receber os que n’Ele cressem”. É para nós providenciarmos para que não haja nada em nossa vida e maneiras que entristecerão o Espírito Santo e, assim, dificultem Sua obra em nós. Ele deseja tornar as alegrias permanentes do céu tão reais para nossas almas que as antecipamos agora, entrando naquelas coisas maravilhosas que “olhos não viram, nem ouvidos ouviram”, mas que Deus nos revelou por Seu Espírito. É somente por Seu poder que essas coisas nos dão verdadeiro gozo ou se tornam frutíferas para nossas almas; sem isso, nossa herança celestial nos proporciona pouco prazer.

Que cada um de nós, à medida que o dia do homem se aproxima rapidamente do fim e se aproxima o retorno de Cristo, esteja tão sujeito ao Espírito Santo de Deus que cada vez mais possamos entrar e desfrutar pelo Seu poder a realidade da nossa porção em Cristo, até aquele momento, quando na verdade a possuiremos plenamente em Sua presença.

Autor desconhecido

Compartilhar
Rolar para cima