Origem: Revista O Cristão – Os Ouvidos
Deus Tem Falado
Quem tem ouvidos para ouvir?
A Palavra de Deus deve ser recebida pela fé, e os raciocínios do homem não podem ser o fundamento da fé; se fossem, não seria fé em Deus, nem fé na Sua Palavra. “Ele creu em Deus”. “E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a Mim” (Jo 6:45).
Vimos o Senhor colocando o Seu selo nas Escrituras, mas observamos, ao fazê-lo, que Ele colocou o Seu selo na fé de todos aqueles que anteriormente haviam crido nelas. Não foi porque Ele havia feito isso que os fiéis creram. A fé e o coração deles tinham sido previamente testados. Eles tinham fé, porque tinham recebido o testemunho das Escrituras antes de serem assim aprovados, no momento em que foram apresentados à fé deles, com base na autoridade da própria Escritura.
Quando Jeremias falou (Jr 7:23-28), vemos que nem todos receberam seu testemunho; havia alguns que não tinham ouvidos para ouvir, mas que ouviam falsos profetas. Quando Deus é reconhecido, isso se torna uma questão moral. Em todas as épocas, os crentes receberam o testemunho de Deus, e os incrédulos não foram capazes de discernir Deus no testemunho; e isso é assim agora. Deus dá, em Sua Palavra, evidências morais suficientes para recomendar tal testemunho à consciência. Quando Ele estabeleceu uma coisa nova ou quando Ele sustentou a fé à distância do santuário, Ele acrescentou evidências extraordinárias e suficientes. Mas com isso vem a responsabilidade moral daquele que ouve, que Deus nunca deixa de lado, e também a graça que age dando e estabelecendo a fé: A recepção da Palavra, e depois o entendimento desta Palavra, é uma coisa apresentada à responsabilidade do homem. Somente a graça pode capacitá-lo a recebê-la e entendê-la.
Present Testimony, Vol. 3