Origem: Revista O Cristão – Batalha Espiritual
A Batalha Celestial
Se um homem Cristão não está andando no Espírito, se a carne não é subjugada, ele não pode mostrar ao mundo o ambiente, espírito e caráter do céu; ele está manifestando outra coisa. Mas as lutas nos lugares celestiais (Ef 6:12) não são meros conflitos em subjugar nossa carne; são lutas mantidas na percepção e apropriação das coisas em Canaã que pertencem a nós mesmos e a outros. Se Josué e os israelitas tomaram cidades em Canaã, foi porque estavam em Canaã. Nossos inimigos estão lá, e lá é onde devemos encontrá-los.
Há coisas em que temos que ser fiéis na Terra, mas também há coisas que nos pertencem porque estamos assentados em lugares celestiais em Cristo. Um homem pode ser coerente em ser fiel na Terra, sem exibir, contudo, o homem celestial. Pode-se ver alguns crentes razoavelmente coerentes na Terra, cuja alma não está procurando perceber o que lhes pertence em Cristo. O esforço de Satanás é sempre para dificultar que façamos isso. Não podemos levar a carne para a batalha celestial. Se minha carne não está mortificada, não posso empunhar as armas dessa guerra. A carne sempre traz o poder de Satanás; ele tem poder sobre ela, e onde a carne é permitida, Deus nunca pode agir com ela ou nos mostrar o poder d’Ele contra nossos inimigos. Satanás não nos afetaria se estivéssemos caminhando como nascidos de Deus e como tendo toda a armadura de Deus, tendo a carne habitualmente mortificada. Devemos ser capazes de caminhar na simplicidade do nosso próprio serviço, e ele não poderia entrar com suas ciladas, como no caso de Acã (Js 7) e dos gibeonitas (Js 9).
No momento em que chegamos ao solo celestial, vemos a espada do Senhor desembainhada, pois Ele é o Capitão do Seu exército. E assim é conosco, há a espada desembainhada. No momento em que entramos nos lugares celestiais, os cananeus estão contra nós. A Igreja de Deus deve estar buscando perceber pela fé, enquanto está aqui embaixo, tudo o que pertence a ela por estar assentada nos lugares celestiais em Cristo. Assim que Josué cruzou o Jordão, não só estava em Canaã, mas em Canaã e em luta.
Christian Friend, adaptado