Origem: Revista O Cristão – Josué, Calebe e Eleazar
Ai e o Anátema
Quando Israel foi derrotado em Ai, o que Josué – o homem de Deus – faz? Ah! Ele rasga as suas vestes e se prostra em terra sobre o seu rosto diante da arca do Senhor (Js 7:6). Onde estava a arca na guerra com Ai, diante da qual os muros de Jericó tinham caído? A alma piedosa de Josué reconhece seu valor, mas ele não sabe o que fazer, e, ignorando o anátema, ele desabafa suas lamentações. Primordialmente, esses lamentos não são quanto ao que ele fez, nem quanto ao que o povo fez, mas, infelizmente, quanto ao que Deus tinha feito quando Ele os fez passar o Jordão! “Se Deus quisesse, estaríamos contentes e moraríamos do outro lado do Jordão”, disse ele. Quão claramente essas palavras mostram o que é o coração do homem! Este lugar abençoado, além do Jordão, é o único que Josué teria alegremente evitado.
O tom do seu pedido revela fraqueza. O nome de Israel é o primeiro que ocupa seus pensamentos; depois são os cananeus – o mundo. “Israel virou as costas diante dos seus inimigos!” Os cananeus… “ouvindo isso”. Eles “exterminarão da Terra o nosso nome” (TB). Então, bem no final, “que farás ao Teu grande nome?” (vs. 8-9). O exemplo que nos é dado na história do fiel servo de Deus, Moisés, é muito diferente (Êx 32:11, 13). Ele estava no monte de Deus, e lá Deus lhe revela o mal que tinha acontecido no arraial. O pecado do povo não permanece oculto aos olhos de Moisés. Consciente disso, antes de descer do monte, ele pensa na vergonha de Israel? Não, ele está ocupado com o que é adequado ao nome do Senhor. Ele reconhece a ofensa às demandas de santidade. Quanto às nações, sua única preocupação é se Deus seria glorificado aos olhos dos egípcios pela derrota de Seu povo. Quanto a Israel, ele apela à graça de Deus – à única coisa que glorifica o nome de Jeová na presença do Israel culpado. Moisés não tinha necessidade, como Josué, de recuperar a comunhão perdida; ele pode interceder pelo povo, e é ouvido.
Josué, pelo contrário, é encontrado precisamente na atitude em que ele não deveria estar. “Levanta-te”, disse-lhe o Senhor. “Por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?” (v. 10). Humilhar-se por sua falta de poder não era a única coisa a ser feita; era hora de agir. Encontramos o oposto disso em Juízes 20, onde Israel deveria ter se humilhado primeiro e depois agido. Miserável carne! Que desordem ela introduz nas coisas de Deus! Está sempre fora da corrente de Seus pensamentos, ou então, em aberta hostilidade a Ele. Juntemo-nos ao apóstolo para dizer: “não confiamos na carne” (Fp 3:3). Josué teve que agir; o anátema teve que ser tirado do meio deles.
Food for the Flock, Vol. 9