Origem: Revista O Cristão – Edificando

Um Grande Edifício

Lucas 21:5-20 

Os discípulos falaram a Jesus da beleza das pedras do templo, que deviam ser algo esplêndido de se observar, embora não fossem as mesmas ou talvez não tão perfeitas quanto as do primeiro templo, para o qual o rei Davi preparou o mais caro e durável material.

Este templo (o templo de Herodes) foi construído sobre a mesma fundação, levou muitos anos para ser concluído e era muito admirado por todo o povo. Toda a sua força e beleza eram para ensinar a grandeza de Deus, cuja sabedoria e poder colocaram primeiro a rocha, o ouro, a prata e o cobre na Terra.

Aquelas rochas sólidas lembravam o povo de que Aquele que as formara era sua força e refúgio e que deviam confiar n’Ele. As altas colunas brilhantes falavam de Sua santidade e glória, assim como toda a ornamentação de ouro, prata e pedras preciosas bem caras, como as que são usadas em joias. Mais ouro e mais prata estavam no interior.

A arca dourada, um belo baú feito de madeira e coberto de ouro, tanto por fora como por dentro, e com uma peça de ouro puro no topo, na qual estavam as belíssimas figuras esculpidas chamadas “querubins”, parece que foi perdida quando o primeiro templo foi despojado. Mas cópias das palavras de Deus a todos os profetas ainda eram mantidas, e com elas o povo podia aprender mais ainda do que com o próprio templo.

Edifício belo, mas coração feio 

Mas os homens que tinham encargo no templo não criam nas palavras de Deus nem pensavam em Sua glória e santidade. Eles ensinavam as suas próprias leis ao povo em vez das de Deus (Mt 15:9) e eram desonestos, ganhando dinheiro para si mesmos e tirando dos pobres (Lc 19:46). Eles não deram honra a Jesus, o Filho de Deus, a quem deveriam ter coroado e adorado como Rei.

Por causa de tal maldade, Jesus não pôde admirar a beleza do edifício. Ele sabia que tudo devia ser destruído e disse aos discípulos: “Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que se não deixará pedra sobre pedra que não seja derribada” (Lc 21:6).

Aquelas eram palavras muito tristes para aqueles homens que tanto valorizavam o templo, mas eles sabiam que Jesus lhes disse o que era verdade e perguntaram a Ele quando isso aconteceria. Não está escrito que Ele lhes tenha dito o tempo, mas apenas que Ele disse: “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei, então, que é chegada a sua desolação” (Lc 21:20). Deus lhes deu tempo para se arrependerem, mas por fim permitiu que exércitos cercassem Jerusalém e derrubassem o magnífico templo, como Jesus havia dito.

Desde que Cristo foi rejeitado naquele templo, Deus não mandou ninguém construir um grande edifício, porém Ele tem uma “casa”, mas a d’Ele é muito diferente. Ela é feita de todas as pessoas no mundo que creem em Seu Filho. Ele é chamado a “Pedra Viva […] para com Deus eleita e preciosa”. Aqueles que vêm a Ele são “edificados casa espiritual” e pelo Espírito Santo devem dar a Ele louvor, para que mais conheçam o Seu amor e poder do que poderiam conhecê-Lo por meio daquele templo judaico (At 17:24; 1 Pe 2:4-5).

Messages of Love, Bible Talks

Compartilhar
Rolar para cima