Origem: Revista O Cristão – Trombetas

Tocando Sua Própria Trombeta

Muito frequentemente, constatamos, entre o povo de Deus hoje, que há um reconhecimento de uma dificuldade, mas nenhum poder para lidar com a situação – um reconhecimento, talvez, de que há algo errado em nossa vida; um reconhecimento, talvez, de que o inimigo tomou aquilo que pertence por direito ao Senhor; um reconhecimento de que coisas que não estão de acordo com a mente de Deus estão entrando sorrateiramente. No entanto, parece não haver poder para lidar com a situação. Aqui em 1 Samuel 13, encontramos um jovem chamado Jônatas. Não nos é dito quantos anos ele tinha, mas o encontramos tomando os mil homens que lhe foram entregues e ferindo a guarnição dos filisteus.

Digo aos jovens, e especialmente aos jovens irmãos aqui, que isto deve ser um encorajamento para o seu coração e para o meu. Jônatas evidentemente não estava preocupado com o número de homens com que tinha de lidar; ele saiu por conta própria com os mil homens que lhe foram entregues e obteve a vitória. O poder do Senhor ainda está lá! Portanto, não desanime pelo fato de você ver fracasso ao seu redor. Reconhecemos isso. Você verá fracasso em outros; você verá fracasso em seus irmãos; você verá fracasso nos jovens que andam com você; e, acima de tudo, você verá fracasso em si mesmo. Mas isso não deve nos desanimar, porque Deus nos deu as maneiras e os meios de lidar com isso. E, se há um coração verdadeiro e julgamento próprio diante de Deus, então Ele se deleita em conceder o poder para sair e lidar com a dificuldade ou problema.

Observe o que aconteceu aqui. Jônatas não contou a ninguém sobre a vitória. Os filisteus souberam dela sem nenhum problema. “Saul tocou a trombeta por toda a terra, dizendo: Ouçam os hebreus”. Qual foi o resultado? “Então, todo o Israel ouviu dizer: Saul feriu a guarnição dos filisteus”. Às vezes, quando você sai e faz algo para o Senhor, outra pessoa tenta levar o crédito por isso. Aqui vemos que um homem que não tinha ele mesmo a energia, que não tinha a mente do Senhor ou o poder espiritual para sair e lidar com a situação, quando seu filho saiu e fez isso, ele leva o crédito. Frequentemente vemos isso acontecendo nas coisas de Deus. Creio que esta é uma categoria com a qual precisamos ter cuidado – um homem que toma o crédito para si mesmo por aquilo que outros fizeram. Vamos nos certificar de que não caímos nessa categoria.

Por outro lado, não encontramos Jônatas levantando a voz para tentar esclarecer as coisas. Nunca tente se defender. Ainda me lembro de um irmão mais velho nos dizendo isso repetidas vezes: “Nunca se defenda!” Jônatas simplesmente segue em frente com o Senhor, contente em deixar o que ele havia feito para a aprovação do Senhor. Nos dias em que vivemos, vemos homens fazendo uma grande exibição das coisas, simbolizado aqui pelo toque de uma trombeta, e às vezes isso se arrasta para dentro da Igreja de Deus. Às vezes há mais exibição exterior do que poder espiritual por trás. Aqui estava um jovem que se contentou em agir para o Senhor e não se preocupou com quem soube disso ou como ficaram sabendo disso; ele deixou que o Senhor o justificasse.

W. J. Prost (de uma pregação para jovens, 1985)

Compartilhar
Rolar para cima