Origem: Revista O Cristão – Aves
Os Pardais e os Ceitis
Quantas vezes as palavras de nosso Senhor sobre os pardais confortaram o coração de Seu povo! Sim, caro Cristão, “Não se vendem cinco pardais por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus? Mas até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos pardais” (Lc 12:6-7 – KJV).
Há certas coisas na Palavra de Deus que os cientistas declaram não ser verdadeiras, porque não podem compreendê-las. Aqui estão duas dificuldades: nenhum pardal está esquecido diante de Deus, e todos os cabelos da cabeça dos filhos de Deus estão contados! “Dificuldades” muito encantadoras são essas.
Nosso Pai nos ama perfeitamente e segundo a infinitude de Seu próprio ser. Como podem criaturas pequenas como os homens entender Deus? Se pudéssemos entendê-Lo com nossos poderes naturais, seríamos tão grandes quanto Ele! Nosso Pai é infinito em amor e poder, e quão deleitável é saber dos lábios de Seu bendito Filho, Jesus Cristo nosso Senhor, o que é o Seu amor.
Os passarinhos da Palestina são chamados de pardais em algumas versões da Bíblia, e, como os pardais são nossos pássaros mais comuns e os menos considerados e valorizados em nossa terra, é uma tradução muito adequada. Precisamos sentir que as coisas comuns e insignificantes, como dizem, são aquelas sobre as quais é exercitado o cuidado de nosso Pai.
O cuidado do Pai
Muitos de nós somos insignificantes e comuns! Não faríamos falta se morrêssemos – talvez dificilmente façam falta as pedras que lançarmos da praia no mar dentre as multidões que formam aquela costa. Mas o mais humilde e o mais pobre é o objeto do cuidado especial de nosso Pai.
Nosso Senhor nos diz “Não temais” à luz da graciosa sabedoria e cuidado de nosso Deus. Talvez, quando tudo vai bem, não valorizemos suficientemente o Seu “Não temais”, mas quando surgem provações, quando a doença está sobre nós, quando, talvez, nos encontramos impotentes, então quão consoladoras são Suas palavras! E com que ternura Ele assegura nosso coração! Temos valor aos olhos de nosso Pai.
Não há nada no mundo tão precioso para Deus quanto Seu povo. Desde os primeiros dias, Seu povo tem sido o objeto dos cuidados de Deus, e por vezes Ele destruiu reinos para cumprir Seus graciosos fins em favor deles. Aquele que faz as grandes coisas também faz as pequenas. Não há prova ou dor com que sofra o menor entre Seus filhos que seja desconhecida ou ignorada por nosso Pai.
É um alívio muito grande descansar na convicção do cuidado do Pai. “E nenhum deles [os pardais] está esquecido diante de Deus” – certamente, nenhum dos filhos de Deus jamais está esquecido diante d’Ele! Oh, não, cada um é, de uma forma pessoal e peculiar, objeto do terno cuidado e amor de seu Pai. Cada um de nós precisa da convicção de que é amado e cuidado individualmente.
Vamos, então, renovar a nossa confiança enquanto observamos os pardais recolhendo suas migalhas. Frequentemente um passarinho tem um dia trabalhoso para obter seu alimento e encontrar o suficiente para sua ninhada, mas o passarinho é cuidado por seu Criador, e não valemos nós mais do que muitos pardais aos olhos de nosso Pai? Quer se trate do pão que perece ou do que permanece para a vida eterna, somos o objeto do cuidado de nosso Pai.
Young Christian, Vol. 18 (adaptado)