Origem: Revista O Cristão – Aves

Há Um Caminho

Observou-se na Bíblia que não há nenhum caminho mencionado no Jardim do Éden. Não, pois o homem em sua inocência tinha apenas que permanecer naquele jardim e, enquanto fosse obediente ao único mandamento que lhe fora dado, ele estaria no gozo da bondade de Deus. Da mesma forma, não lemos sobre nenhum caminho no céu, pois lá não haverá necessidade de termos cuidado por onde andarmos. Mas neste mundo existe um caminho para a fé, e, por mais difíceis que sejam os dias em que vivemos, podemos ter certeza de que Deus tem um caminho para nós – um caminho no qual podemos honrá-Lo.

Esta verdade é ilustrada para nós em uma passagem do livro de Jó, que foi escrito há milhares de anos. Jó pode dizer: “Há um caminho que nenhuma ave conhece, e que os olhos do abutre não viram: os filhotes de leões não a pisaram, nem o leão feroz passou por ele” (Jó 28:7-8 – KJV). A imagem é a da mineração, onde o homem cava debaixo da terra e encontra minerais valiosos, como prata, ouro, ferro e cobre, além de pedras preciosas. Nenhum animal desce até lá para encontrar essas coisas, porém esses tesouros são muito apreciados pela humanidade. Mas vamos olhar para a passagem a partir de um ponto de vista espiritual.

Em primeiro lugar, lemos a declaração positiva: “Há um caminho”. Nestes dias difíceis, o caminho para o crente pode parecer difícil de encontrar, e é triste dizer que alguns queridos Cristãos estão dizendo: “As coisas estão ficando tão confusas neste mundo que é impossível saber como seguir o Senhor”. Mas Deus nos garante que “há um caminho”, e certamente Ele nunca nos dará instruções em Sua Palavra sem fazer com que seja possível andarmos nelas.

Aves de rapina 

Em seguida, a passagem nos fala sobre como nenhuma ave conhece esse caminho. Ele provavelmente está se referindo a aves de rapina como a águia ou a coruja, que têm uma extraordinária visão. Uma águia voando pode ver um rato no solo a até duas milhas (mais de três quilômetros) de distância e pode ver um coelho a até três milhas (quase cinco quilômetros) de distância. Esse tipo de visão nos fala da sabedoria humana, que pode ser de fato muito eficaz nas coisas naturais. Mas em nada ajuda a encontrar o caminho da fé, pois esse caminho só pode ser encontrado na comunhão com Deus. A sabedoria de Deus é encontrada somente em Cristo, a respeito de quem é dito que Ele “para nós foi feito […] sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1 Co 1:30). Somente a sabedoria de Deus em Cristo pode nos mostrar o caminho que Deus tem para nós neste mundo.

Abutres 

Em seguida, lemos sobre o abutre – uma ave que também tem uma visão muito aguçada. Mas, ao contrário das aves de rapina, o abutre se alimenta de coisas mortas. Ele, também, pode localizar uma carcaça morta a vários quilômetros de distância. Em seguida, voa em direção à carcaça, sobrevoando em círculos à medida que se aproxima dela para atrair outros abutres. Juntos, eles devoram o animal morto e às vezes comem até mesmo os ossos.

O abutre talvez fale do sistema do mundo, no qual vivemos e nos movemos. Enquanto formos vistos pelo mundo como espiritualmente vivos como Cristãos, o mundo provavelmente não será atraído por nós. Mas é fácil para nós, como Cristãos, nos acomodarmos neste mundo e estarmos espiritualmente mortos, alimentando-nos das coisas mortas deste mundo. É esse tipo de Cristão que atrai o mundo, assim como o abutre é atraído pela carcaça de um animal morto. Mas assim como o abutre não viu as riquezas obtidas na mineração, ele também não pode descobrir o caminho que Deus tem para Seus filhos. Estamos protegidos do abutre nesse caminho.

Os leões 

Em seguida, lemos sobre os filhotes do leão, ou, em outras palavras, o jovem leão. O leão na Escritura fala de força, mas quando o jovem leão é mencionado na Bíblia, geralmente fala de super força. Mas mesmo o jovem leão não pode trilhar o caminho do minerador; ele nunca esteve em tal lugar. Assim é com o caminho da fé. Não importa o quão fortes sejamos naturalmente, não podemos trilhar o caminho da fé em nossa própria força. Precisamos da força do Senhor para fazer isso e devemos trilhar esse caminho em contínua dependência d’Ele.

Por fim, lemos que o “leão feroz” não passou por esse caminho. O leão é conhecido por ser um dos animais selvagens mais fortes e ferozes, e muito poucos outros animais ousarão lutar com ele. O leão na Escritura muitas vezes fala de Satanás, pois ele é descrito como “o diabo, vosso adversário, […] bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pe 5:8). No entanto, ele não pode nos atacar no caminho da fé, pois sabe que é um inimigo derrotado. Ele pode passar por muitos outros caminhos, procurando aqueles a quem possa atacar, mas não passou pelo caminho da fé.

Vemos, então, que existe um caminho para a fé neste mundo e que é um caminho que não pode ser descoberto pela sabedoria humana. É um caminho que não atrai o mundo e não pode ser trilhado em nossa própria força. Por fim, é um caminho no qual estamos protegidos dos ataques de Satanás. Se olharmos para Ele, confiarmos n’Ele e O obedecermos, o Senhor sempre nos mostrará esse caminho, não importa quão grande seja a confusão neste mundo.

Nestes últimos dias, as coisas estão ficando mais difíceis em todas as partes do mundo. Contudo, o Senhor é o mesmo, Seu Espírito ainda está aqui para nos conduzir e guiar, e Sua Palavra nos dará sabedoria, por meio de Cristo, para termos “tudo o que diz respeito à vida e piedade” (2 Pe 1:3). Ele nos guiará em segurança até ao lar nesse caminho!

W. J. Prost

Compartilhar
Rolar para cima