Origem: Revista O Cristão – Mulheres do Novo Testamento

Febe

O nome de Febe (escrito Phoebe na tradução JND) é mencionado apenas uma vez na Palavra de Deus, mas aprendemos um pouco sobre ela pelos comentários que Paulo faz em relação a ela. Evidentemente, ela foi comissionada, como serva da igreja em Cencreia, para levar a carta aos Romanos por meio dela para a Itália. A carta também serviu como carta de recomendação dela para os reunidos em Roma. A carta foi escrita em Corinto, e Cencreia ficava perto de Corinto, embora provavelmente um lugar muito menor. Do conteúdo de Romanos 16:1-2, aprendemos pelo menos quatro coisas sobre Febe.

Quatro coisas 

Primeiro de tudo, Paulo se refere a ela como “nossa irmã”. Mesmo sendo de Cencreia, ela evidentemente teve uma verdadeira comunhão com Paulo e outros durante sua estada em Corinto. Nenhuma visita de Paulo a Cencreia está registrada na Escritura, mas Paulo deve tê-la conhecido bem, e ela foi, sem dúvida, um encorajamento para ele.

Segundo, está registrado que ela era uma ministra “da assembleia que está em Cencreia” (Rm 16:1 – JND). Os detalhes do que ela fez não estão registrados, mas ela era claramente aquela que colocava os interesses dos outros acima dos seus e que estava pronta para ocupar um lugar inferior, como uma serva. Nisso ela exemplifica o caráter que foi elogiado por nosso Senhor Jesus, que disse: “O maior entre vós seja como o menor; e quem governa, como quem serve […] Eu, porém, entre vós, sou como aquele que serve” (Lc 22:26-27). Quão valiosos esses santos são na assembleia local!

Terceiro, dela é dito que “socorria a muitos” (Rm 16:2). A palavra “socorrer” significa ajudar, mas talvez com os significados adicionais de confortar, apoiar e fornecer alívio. Sem dúvida, sua ajuda deve ter sido sentida entre os reunidos na assembleia de Cencreia, e talvez em outras assembleias também, mas a expressão “socorria a muitos” talvez nos levasse a crer que sua ajuda se estendia fora dos conhecidos como santos. A Escritura nos diz: “façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gl 6:10). É ir além do que está escrito na expressão “a muitos” presumir que sua ajuda e conforto eram para “todos os homens”?

Ora, a última frase neste contexto, é um toque muito pessoal, e nos dá uma quarta qualidade que aprendemos sobre Febe. Paulo diz “ela tem sido a socorrista de muitos, e de mim também” (Rm 16:2 – JND). Paulo foi solteiro durante toda a vida, embora ninguém tivesse uma visão mais elevada das mulheres do que ele. Febe provavelmente era solteira também, e o Senhor a usou para ajudar e encorajar Paulo, que não tinha esposa para fornecer o que apenas uma mulher pode fazer, em tempos de dificuldade. Como disse alguém: “Em tais momentos de dificuldade para Paulo, e com ‘o cuidado de todas as igrejas’ em seu coração, quem estaria mais hábil em perceber, mais diligente para acalmar, do que alguém com a rica e variada experiência e os instintos femininos de Febe?” Como Paulo deve tê-la apreciado!

Novamente, não se fala muito sobre Febe, mas o que está registrado fala alto. Seu exemplo certamente encorajou muitas mulheres a imitá-la!

W. J. Prost

Compartilhar
Rolar para cima